sexta-feira, junho 25, 2010

"O governo [alemão] acharia mais politicamente aceitável resgatar os bancos alemães do que salvar a Grécia ou a Espanha"

• George Soros, O défice europeu da Alemanha:
    Os alemães deveriam ponderar a seguinte hipótese: a saída do euro. O marco alemão, uma vez restaurado, subiria em flecha, ao mesmo tempo que o euro afundaria. O resto da Europa voltaria a ser competitivo e poderia sair das suas dificuldades, mas a Alemanha descobriria que é penoso ter uma moeda sobrevalorizada. A sua balança comercial ficaria negativa e o desemprego aumentaria. Os bancos sofreriam pesadas perdas nas taxas de câmbio e precisariam de fortes injecções de fundos públicos. Mas o governo acharia mais politicamente aceitável resgatar os bancos alemães do que salvar a Grécia ou a Espanha. E haveria outras compensações: os reformados alemães poderiam instalar-se em Espanha e viver como reis, ajudando o mercado imobiliário espanhol a restabelecer-se.

    Obviamente que isto é puramente hipotético, porque se a Alemanha saísse do euro, as consequências políticas seriam inimagináveis. Mas esta hipótese poderá revelar-se útil para evitar que o impensável de facto aconteça.

1 comentário :

manuel Azevedo disse...

O Soros sofre de AMNÉSIA, falou da GRECIA E DA ESPANHA e esqueceu-se de Portugal? Cavaco Silva nao se esquece, e voltou aos velhos tempos em que derrubou o Governo de coligação PS/Mario Soares PSD/ Mota Pinto, para, depois ir fazer a rodagem do carro à Figueira da Foz, de onde regressou como presidente do partido. Isto em nome da defesa do interesse nacional...