quarta-feira, junho 02, 2010

O mundo mudou


Fonte: Der Spiegel


Para quem não percebeu — ou não quis perceber — o significado de o mundo ter mudado “em 15 dias”, é só seguir a evolução das linhas relativas aos bonds da dívida soberana de Grécia, Irlanda e Portugal no fim do mês de Abril...

9 comentários :

Cristiano disse...

O que é que terá provocado esta mudança tão abruta e (como nos querem fazer crer) inesperada??
Ahhh, já sei, foram os malvados dos especuladores!

Manuel Cintra disse...

Curioso é que oiço o Mira Amaral e outros liberais da companhia a dizerem que a Irlanda passou "por entre a chuva dos radares dos mercados" por ter tomado medidas atempadas, logo no final de 2009. Afinal este gráfico demonstra que essa conversa não tem aderência com a realidade

Basico disse...

Nao querendo ser chato, mas com a excepcao da grecia, todos os outros nomes estao abaixo dos níveis de Junho de 2009...

A única coisa que mudou foi o discurso do PM e dos seus spin doctors...

Deviam pensar duas vezes antes de fazer um copy paste / tiro no pé.

Anónimo disse...

o Basico não sabe ler gráficos. tudo é possível depois de ter dito que um aumento das exportações portuguesas em mais de 100milhões de euros/ano para um determinado destino era desprezável.

Basico disse...

Bom, o básico sabe ler gráficos, o que eu acabei de apontar esta correcto.

Em meados de 2009, quando todos os outros países da europa e do mundo estavam em panico a tentar resolver os problemas da Crise, o nosso PM andava em campanha eleitoral a prometer mundos e fundos, muito investimento publico.

Bastava ter dado uma olhada ao spread da divida portuguesa na altura para perceber que isso era impossivel.

Qto as exportacoes, vá ver ao INE.

Em finais de 2009 portugal exportou um total de Eur 31,085,462,361.

USD 100 milhoes (aprox Eur 74 Mios) a mais representa 0.24% desse bolo... Brilhante nao?

Anónimo disse...

Não eram 3 semanas?

Anónimo disse...

o Mundo só mudou para 3, porque será?

Aldra disse...

O gráfico não diz apenas a coisa superficial que o autor deduz dele. Diz também a que o Basico evidenciou, e mais isto:

No gráfico, a Irlanda há um ano estava acima de todos, e veio descendo paulatinamente. Portugal estava no meio da molhada, até que para o fim sobe à brava. O que aconteceu nesse período? A Irlanda, devidamente liderada pelo seu Governo, atirou-se ao problema com unhas e dentes, enquanto o inqualificável Governo Português, cobardemente incapaz de fazer o que é preciso até ter alguém a quem deitar a culpa, bolsava TGVs e outras grandiosidades salvadoras, com a imbatível lógica de que a receita para sair da crise é estoirar a massa toda em obras que não rendem nada.

O resultado está à vista.

Mal não é quando "eles" nos tomam por parvos. Mal é quando nós somos.

Anónimo disse...

Com todo o respeito... mas creio que é um exagero dizer que o mundo mudou por causa das dividas de países tão periféricos na ordem económica mundial, como Portugal ou Grécia.

A divida destes países, mais a da Irlanda junta, representa uma ínfima e insignificante parte dos imensos fluxos financeiros gerados diariamente no mundo.

O que está a mudar o mundo não são as dívidas de Portugal e Grécia, mas a mudança do eixo de progresso e crescimento que se encontra agora na Ásia e no hemisfério sul.

A Europa continua a discutir as suas dividas insignificantes, invês de centrar o debate no crescimento económico… Na necessidade de defender o complexo produtivo europeu, ou a liderança no sector da investigação e tecnologia que só um sector produtivo forte permite ... Andamos a reboque do mediático e não do essencial