terça-feira, junho 22, 2010

Para os nossos leitores mais fiéis, eis a EXCELENTE notícia do dia

Receitas fiscais crescem "muito acima" do previsto

"No lado da despesa o crescimento dos 5 primeiros meses do ano foi de 1,3%, o que representa um grau de execução de 36,8%, o que leva o ministério das Finanças a adiantar que a despesa está a crescer menos que o previsto no Orçamento do Estado para 2010."

"As receitas com IRS desceram 18,5% e as de IRC subiram 13%. No IVA registou-se um aumento de 18,2%, um sinal de que a economia portuguesa continua na rota da recuperação."

[Toda a verdade aqui.]

4 comentários :

Von disse...

Com o aumento do IVA em bens essenciais, é natural que as receitas do IVA aumentem. Um sinal que as pessoas continuam a comprar os bens de primeira necessidade. Adivinhe porquê: porque necessitam deles.

João Magalhães disse...

Von, ganhe juízo. Estamos a falar dos primeiros 5 meses do ano - não houve qualquer aumento do IVA nessa altura. E estou mesmo a imaginar o pessoal a armazenar bens essenciais (couves, pão...) antes que o IVA aumente 1 por cento...

Von disse...

Mea culpa então. Li mal. Você nem dá o benefício da dúvida, parte logo em desfilada, qual bancada parlamentar em defesa do chefe.

Agora, aumento da despesa de 1,3, compensado (penso ser essa a sua ideia) por um aumento de receitas de IRC e IVA.

Ok, e em números reais? Porque 1,3 pode ser (é concerteza) mais robusto que 13 ou 18,2. A questão é: 1,3 de quê, e 18,2 de quanto.

E lê recuperação em função de aumento de receita fiscal. Não será um indicador demasiado subjectivo para tais conclusões?

xicoribeiro disse...

Só aqui se sabe verdadeiramente o que se passa no País. Continue MIguel e bata com força. Um fiel visitante.