sexta-feira, julho 02, 2010

A mentira pode ser uma variante da vitória

Aceitamos viabilizar o 'chip' porque o 'chip' morreu".
A frase é de Miguel Relvas, uma pessoa com tendência para baralhar os dados dos problemas. Necessita, por isso, de descodificação.

O PSD aceita as propostas do Governo de portagens nas SCUT porque, como explica o 'especialista' na matéria Jorge Costa, além do 'chip', serão admitidas outras formas de cobrança: Via Verde (já prevista pelo governo); pré-pagamento (já prevista pelo governo); e pós-pagamento (já prevista pelo governo, mas agora sem custos acrescidos).
Ou seja, o PSD acaba de alcançar uma estrondosa vitória... ao aprovar tudo o que Governo já tinha proposto há meses.

A única diferença é que o pós-pagamento será feito ao mesmo preço das outras formas (implicando que alguém vai ter que arcar com as despesas de processamento - presume-se que o Estado), sendo que para o pós-pagamento terão que ser fotografadas as matrículas dos veículos, o que, na verdade, constitui uma forma de invasão da privacidade mais agravada que o 'chip' (é que, assim, até vão ficar a saber se as pessoas lavam, ou não, os carros, o que pode ser o início de longas histórias de violação da intimidade).


Triste é que um país tenha que aturar este grupo de pândegos.

2 comentários :

Cristiano disse...

Se houver custos de processamento para os pós-pagamentos, não é o estado que os suporta, são os contribuintes. Por muito que este governo goste de passar a imagem que oferece muitas coisas ás pessoas (tipo computadores) é bom que ninguém tenha dúvidas que quem paga isso tudo são os contribuintes, mais ninguém.

Admiro a preocupação com o custo do processamento desses pagamentos, ao mesmo tempo que se defende a isenção para quase toda a gente que passa nas ditas auto-estradas...

Anónimo disse...

A grande diferença está no facto do DEM deixar de ser obrigatório, com o potencial de taxação inovadora que no futuro isto permitiria. A partir do momento em que deixa de ser universal, chapéu.

Quanto a fotografar as matrículas, é uma violação da privacidade, sem dúvida. Menor do que o DEM permitiria, mesmo assim.

A questão mesmo é porque não se optou pelo barato e testado sistema da A17 com pagamento manual. Essa é que essa.