sexta-feira, julho 09, 2010

Não vale rir?

Pois não.

Mais de 5 milhões de brasileiros estudam espanhol no Brasil, conforme o "Anuário 2009 - o espanhol no mundo" que acaba de ser publicado pelo Instituto Cervantes. No ano de 2006, o mesmo levantamento contabilizava 1 milhão de pessoas aprendendo o idioma no país.
O Governo do Brasil incentiva a aprendizagem do espanhol desde 2005, quando promulgou a lei que obriga o espanhol no ensino médio nas escolas do país.
Em agosto passado [2009], Espanha e Brasil assinaram um acordo de colaboração para que 41 milhões de jovens brasileiros com idades entre sete e 17 anos possam ler e expressar-se na língua nos próximos anos.
O acordo, assinado pelo Instituto Cervantes e o Ministério da Educação do Brasil na presença da primeira vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, prevê a colaboração do Cervantes na formação de professores de espanhol, que devem chegar a 26 mil para cobrir as necessidades, frente aos 12 mil de 2009.
O Instituto Cervantes conta com nove sedes no Brasil, que é o país com maior número de centros desta instituição.


2 comentários :

sepol disse...

Então que vem eles para cá fazer, trabalhar é que não, ou é por estarem mais perto de Espanha, lá o mercado sempre é maior para as suas meretrizes.

minerais sólidos disse...

Aqui ponho esta situação: os países vizinhos do Brasil e practicamente toda o continente americano falam castelhano. O interesse estratégico de Vera Cruz certamente passa pelo desenvolvimento dos laços com o espanhol. It's just business, isn't it?