quinta-feira, agosto 05, 2010

Vinte e Sete perguntas aos procuradores do Freeport




Já agora, convém ler as perguntas que os procuradores deixaram no despacho. Todos já tivemos oportunidade de as ler nas manchetes do Sol ou nos programas da Sr.ª Guedes. Não será preciso estar demasiado atento para verificar que as perguntas não têm nenhuma relevância criminal.

Mas, à maneira de réplica, deixo aqui algumas perguntas aos procuradores do Freeport. Como eles gostam do método peripatético, não tenho dúvidas de que terão muito gosto em responder.

Eis as perguntas:

1.ª

Acham razoável que um processo se arraste durante seis anos até ser deduzida a acusação? Se acham razoável, qual deveria ser o limite temporal? Acham que não deverá haver limite temporal nenhum?

2.ª

Há quanto tempo são titulares do processo Freeport? Acham que quase dois anos é pouco tempo para concluir um inquérito cujo objecto está completamente limitado? No caso afirmativo, quanto tempo precisavam mais?

3.ª

Quando concluíram que seria útil fazer perguntas a José Sócrates e a Pedro Silva Pereira? No caso de não ter sido na véspera da conclusão do inquérito, por que não as fizeram?

4.ª

As perguntas que queriam dirigir a Sócrates e a Silva Pereira baseiam-se no conhecimento de factos ou indícios a que só tenham acedido no fim do inquérito? De onde provém esse conhecimento?

5.ª

Com quantos jornalistas falaram enquanto foram titulares do processo Freeport? Com quantos falaram em off? Que lhes disseram?

6.ª

Combinaram com algum “jornalista de investigação” (Felícia Cabrita ou outro) algumas diligências no âmbito do processo Freeport? Algum tem ou teve uma relação especial com alguma “jornalista de investigação”?

7.ª

Consideram que um processo crime é o meio adequado para derrubar um governo ou um primeiro-ministro? Se não consideram, por que razão transmitem mensagens que se inscrevem no domínio da luta político-partidária?

13 comentários :

Anónimo disse...

Excelentes questões! Estou algo curioso para conhecer as respostas.
Mas também se podem fazer algumas perguntas a certos jornalistas de "investigação".
- Qual a sua relação com determinado partido?
- Recebeu alguma notificação dos donos do jornal para continuar a pressionar o PM com o processo?
- Quem são os donos do jornal?
- As fontes contactadas pertencem a algum partido com interesse em usar o processo como campanha de descredibilização do PM?
E outras haverá ainda para apurar a verdade deste processo sobre o processo do Freeport. Um dia, eventualmente, saberemos os verdadeiros motivos que movem os dedos da Cabrita, do Cerejo e outros.

Hebreu disse...

Eu também tenho uma pergunta:
-Consideram que o que se apurou em tribunal sobre a "carta anónima" da Aroeira teve algum peso no desenrolar do processo?

Caty Waves disse...

Meus amigos e amigas, esta música é dedicada ao Processo Freeport, aos seus pressurosos investigadores do caso e ao político sindicalista João Palma. Chama-se "Breaking the Law".
enjoy it ;)

http://www.youtube.com/watch?v=j8Q02saQSGc

Anónimo disse...

Sinceramente acho que nenhum deles tem to..tes para responder ou dar a cara publicamente!!!! São o protótipo da cobardia cinzenta que grassa na penumbra dos gabinetes do MP!!! Onde tudo se passa ás escondidas e dissimulado!!! Frontalidade é coisa que parece que só o PGR tem!!!!

Manuel Azevedo disse...

Em pleno PREC,chamar trauliteiro ao General Galvão de Melo deu falatório, perante a "bandalheira" que vai na justiça, queriam que ficassemos calados? era o que mais faltava..

os pulhas disse...

Tenho um amigo que me diz que os magistrados (são funcionarios publicos) na sua maioria devem ser demitidos, por razões obvias,a saber por: compadrio, incompetencia,desleixo, perversão,fuga de informção, etç, etç.

Anónimo disse...

Então e o PR não tem uma palavra a dizer sobre os homens que o quiseram enganar? Foram recebidos por ele, não foram? Com total desrespeito pela hierarquia!?? Há muita ingenuidade no PR ou é outra coisa?
Leonor C. Pinto

PS - Há um rol de perguntas a fazer para nosso esclarecimento...

Graza disse...

Se fosse possível incluir mais uma perguntinha, eu gostaria de colocar esta. Levando em conta que nas fotos que conhecemos deste senhor magistrado apenas lhe conhecemos a careca, porque razão ele não nos encara e frente? É por timidez ou anda sempre a pensar nos problems da vida? É que a gente gostava de lhe ver os olhos!

Anónimo disse...

Particularmente pertinente a pergunta nº6. Apensa acrescentaria: e quem pagou os almoços/jantares?

Miguel Abrantes disse...

Pois, caro Carlos, são os enigmas da investigação...

Miguel Abrantes disse...

Caro Graza:

Não o obrigue a andar de óculos escuros...

Miguel Abrantes disse...

Caty Waves:


Já fui ouvir a música!

Bettencourt de Lima disse...

A minha pergunta

Consideram adequado terminar o processo após José Socrates deixar de ser 1º Ministro, embora este nada tenha a ver com o caso ?