terça-feira, agosto 03, 2010

Elementar, meu caro Watson

No dia em que o PGR dá uma entrevista a Miguel Marujo, pondo a nu que dirige uma instituição que tem tantos alçapões que ninguém é responsável perante ninguém, o procurador Vítor Magalhães, um dos dois magistrados do processo Freeport, escreve directamente para a SIC sem submeter a sua comunicação à consideração da Procuradoria Geral da República. Note-se que até os juízes — esses, sim, independentes —, quando têm algo a esclarecer, fazem-no através do Conselho Superior da Magistratura.

Mas vale a pena prestar atenção à nota de Vítor Magalhães, porque reveladora é do cuidado com que são tratadas matérias tão relevantes. O procurador escreve à SIC para reparar um erro que consta do despacho… quando comete três erros três:
    • Os procuradores do Freeport desconhecem, ao fim destes anos todos, que Pedro Silva Pereira, actual ministro da Presidência e ex-secretário de Estado, não teve nenhum papel na decisão de licenciamento do Freeport;
    • Confundem Pedro Silva Pereira com Rui Gonçalves, desconhecendo que a competência estava delegada neste outro secretário de Estado (como qualquer leitor do affaire Freeport sabe);
    • Ao tentar corrigir a divergência que os jornalistas detectaram no despacho, o procurador Vítor Magalhães volta a não acertar na designação do cargo: Silva Pereira era Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (e não Secretário de Estado do Ordenamento Territorial e da Conservação da Natureza).
Imagine-se, pela amostra, a atenção e o cuidado que a investigação mereceu.

6 comentários :

Anónimo disse...

Este Vítor Magalhães não era aquele que passava as informações à Felíca do Sol?

Lucas Tadeu disse...

O Expresso escreveu isso e não me recordo de ver algum desmentido.

Anónimo disse...

A verdade é que os procuradores são, presumo que na generalidade, dignos do seu chefe e da Cândida ou seja, de facto nesse organismo não sei se há alguém que se aproveite.

Anónimo disse...

Muito bem observado.

os pulhas disse...

Todos pra rua e já por incompetencia. Recebem chorudos ordenadas par quê? Malandragem.Cometem deliberadamente canalhices.

Anónimo disse...

Para esta nigligência, aliás até os próprios reconhecem que houve enganos, só um processo disciplinar...qual inquérito, qual quê!
Já é tempo de o sr PGR usar as perrogativas que têm!