quinta-feira, agosto 19, 2010

O "novo" Passos Coelho


'Passos Coelho foi ao Pontal fazer o discurso da "rentrée" do seu partido. E abandonou a postura de responsabilidade. Enquanto as sondagens lhe eram progressivamente mais favoráveis, o novo líder do PSD gostou de posar como o "líder sensato da oposição". Parecia uma estratégia vencedora: Sócrates ardia em lume (não tão) brando entre o Freeport e as sucessivas más notícias dos mercados internacionais, enquanto Passos Coelho emergia cada vez mais como o próximo primeiro-ministro, estoicamente apoiando um Governo com os dias contados.

Mas desde o ínicio do Verão que o primeiro-ministro, o Governo e o PS conseguiram estancar algumas das questões que mais danos lhes fizeram ao longo dos últimos tempos. E as sondagens agora revelaram que o aumento das intenções de voto no PSD parece algo reversível, ou pelo menos não tão sustentado como esse partido havia sonhado. Some-se a isto uma proposta de revisão constitucional mal pensada e mal recebida em todos os quadrantes da opinião pública, e temos subitamente um Passos Coelho mais nervoso. Com a rapidez com que assumiu o manto do responsável líder do principal partido da oposição agora pensa rejeitar os compromissos aceites sem pestanejar. Parece, apesar de tudo, altamente improvável que estas ameaças de Passos Coelho sejam credíveis.'

3 comentários :

os pulhas disse...

A aí está um conselho sensato. Será que o irresponsavel Passos a ouvirá? Julgo que não, pela forma como tem reagido talvez só ouça o seu patrono.

Bettencourt de Lima disse...

A pressa de Passos Coelho


Apertado pelas sondagens e pela catadupa de ineptidões que se seguiram ao primeiro entusiasmo, Passos Coelho muda de estratégia e rapidamente passa da «não temos pressa para chegar ao poder» para a de «se o Presidente não dissolve agora, não aguento o desgaste» , tendo como plano B a reacção do CDS, o qual, vendo parte dos seus deslizar para este PSD «liberal», não deve estar interessado nestas aventuras, ou então, tendo-lhe passado rapidamente a «postura de Estado» demonstra o que realmente lhe vai na alma : o país é secundário, quanto pior melhor.

Mais um profundo erro de cálculo como adiante se verá.

Anónimo disse...

Bem observado Bettencour Lima, parecem loucas tontas que se raspam nas paredes e remexem furiosas os cabelos.