sexta-feira, agosto 13, 2010

Os incendiários



Há-os na floresta. Mas também na cidade.
Diogo Leite Campos, que nos media passou directamente de "economista independente" a "vice-presidente do PSD, é um dos que olimpicamente transporta a chama.

A propósito da projecção do INE para o PIB do 2.º trimestre deste ano (crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior e de 1,4% em relação a 2009), o que este "economista" prevê é da ordem do sobrenatural:

1. "A desconfiança que há em relação à Grécia, se isto continua assim, vai instalar-se em relação a nós". Acontece que o problema grego, que chegou a contaminar outros países da zona euro, incluindo Portugal, tinha a ver principalmente com a dívida soberana. E quanto a isso, os números não poderiam ser mais claros: Os juros da dívida portuguesa estão em queda acentuada. Em Julho, registaram mesmo a maior descida entre os países periféricos da Zona Euro, e a tendência mantém-se, com a "yield" das obrigações do Tesouro a 10 anos a baixar mesmo a fasquia dos 5%. Está no nível mais baixo dos últimos três meses.

2.  "Os 600 mil portugueses que estão desempregados não encontrarão emprego a curto prazo", acrescenta o "economista". Em contraciclo, pois, em Junho, o desemprego em Portugal desceu pela primeira vez em 2010.

É, pois, impressionante como, a partir dos dados de um trimestre - cujos indicadores até são positivos, sob qualquer perspectiva -, alguém pretensamente com responsabilidades consegue debitar uma projecção tão sombria. A não ser, claro, que, em vez de análise, esteja apenas a manifestar um desejo.

2 comentários :

XICORIBEIRO disse...

COPIA DO EMAIL ENVIADO AO PRESIDENTE, DR. CAVACO E SILVA

EXMO SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA
DR. CAVACO E SILVA
DADA O SEU CONSTANTE E PERTINAZ INTERESSE COM A ECONOMIA DE PORTUGAL, APRAZ-ME ENVIAR ESTAS DUAS NOTICIAS QUE PRESUMO MUITO O VÃO AGRADAR, ESPERO POR ISSO QUE NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE E SÃO MUITAS NOS TEMPOS QUE CORREM, FAÇA UMA INTERVENÇÃO PUBLICA SOBRE O TEMA. OS PORTUGUESES QUE CONTRIBUIRAM PARA ESTES NUMEROS FICARÃO GRATOS POR ESSE RECONHECIMENTO. COMO CIDADÃO E NA MINHA PLENITUDE DEMOCRATICA FICO AGUARDAR QUE SE CUMPRA ESTE DESEJO SINCERO.
MUITO RECONHECIDAMENTE
OS MELHORES CUMPRIMENTOS

M.Coutinho disse...

Esconder resultados positivos,para depois argumentar, como se eles não existissem, , na minha opinião, só na 10a esquadra, um tipo apanhado em flagrante delito, fazia isto....