sexta-feira, agosto 13, 2010

A tal exportação de bens transaccionáveis que muitos reclamavam




• Manuel Caldeira Cabral, O 2.º país com maior crescimento das exportações:
    Desde 2005, Portugal está entre os países da UE com maior crescimento das exportações.

    Os dados do segundo trimestre confirmam que esta tendência se mantém.

    Os últimos cinco anos inverteram uma situação de crescimento das exportações abaixo da média da União Europeia, que já se mantinha desde 1990.

    Este facto, que alimentou o discurso de perda de competitividade da economia portuguesa, parece já não se verificar há pelo menos cinco anos. Em quatro dos últimos cinco anos, o País teve um crescimento das exportações acima da média da UE15.

    Portugal partilha alguns dos problemas de competitividade das outras economias da UE15 mas, dentro deste grupo de países, surge como o segundo com maior crescimento das exportações nos últimos 5 anos. Nos cinco anos anteriores estava entre os seis com menor crescimento.

6 comentários :

Dani disse...

Espero que os assessores do PR assinalem esta notícia a amarelinho para ele ler. É importante!
Melhor para ele que não esteja a comer nada naquele momento. Pode correr o risco de se engasgar...

Anónimo disse...

é isso. mais uma vez os números derrotam a retórica balofa e mentirosa que ocupa os media e a bloga.

Anónimo disse...

Em meu nome pessoal, solicito a Vexas. o favor de transmitiram de viva voz, ao Senhor Presidente da Republica, este noticia, que muito o vai alegrar. Faço este pedido, por desconhecer, se o Senhor Presidente, já ganhou o hábito de ler jornais. Com os melhores cumprimentos, vosso "primo" Alfredo

os pulhas disse...

Pelos varios noticiarios esta noticia não passou, assim como imprensa em geral.

Se os espiões deixarem passar vou enviar uma copia para o email da presidencia.Tales o Lima o entregue.

XICORIBEIRO disse...

COPIA DO EMAIL ENVIADO AO PRESIDENTE, DR. CAVACO E SILVA.

EXMO SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA
DR. CAVACO E SILVA
DADA O SEU CONSTANTE E PERTINAZ INTERESSE COM A ECONOMIA DE PORTUGAL, APRAZ-ME ENVIAR ESTAS DUAS NOTICIAS QUE PRESUMO MUITO O VÃO AGRADAR, ESPERO POR ISSO QUE NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE E SÃO MUITAS NOS TEMPOS QUE CORREM, FAÇA UMA INTERVENÇÃO PUBLICA SOBRE O TEMA. OS PORTUGUESES QUE CONTRIBUIRAM PARA ESTES NUMEROS FICARÃO GRATOS POR ESSE RECONHECIMENTO. COMO CIDADÃO E NA MINHA PLENITUDE DEMOCRATICA FICO AGUARDAR QUE SE CUMPRA ESTE DESEJO SINCERO.
MUITO RECONHECIDAMENTE
OS MELHORES CUMPRIMENTOS

António Cordeiro disse...

Vendo o outro gráfico do artigo (não colocado no blog) dá para perceber que o que aconteceu foi uma quebra no crescimento das exportações dos outros países e uma manutenção do crescimento das exportações portuguesas. Mas mais importante que a evolução das exportações isoladamente é o evolução da balança de pagamentos e aí o cenário não é tão “rosa” http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=teibp070&plugin=1 , valeu-nos a crise com a diminuição da procura interna e consequente diminuição das importações...