domingo, setembro 26, 2010

Da reforma capitalista do Estado capitalista



Francisco Louçã apropriou-se hoje de uma proposta atirada para o ar por Passos Coelho (e que, como tantas outras mal estudadas, o líder do PSD deixou, entretanto, cair). Trata-se do “orçamento base zero”.

A circunstância de Louçã propor um “orçamento base zero” a meia dúzia de dias da apresentação do Orçamento do Estado para 2011 revela que o Bloco de Esquerda não sabe o que fazer num momento complicado da vida do país. Mas revela também que qualquer truque de mágica serve ao BE para se mostrar vivo: o “orçamento base zero” exige o cumprimento de um vasto conjunto de premissas que, se já não era possível satisfazer para 2011 quando Passos Coelho tirou a ideia da cartola, muito menos o é agora em vésperas da apresentação do Orçamento.

Em todo o caso, registe-se que Francisco Louçã quer ver justificadas “todas as despesas do Orçamento do Estado para o próximo ano, cêntimo por cêntimo, a partir do zero e não sustentada em contas de orçamentos anteriores.” Para que este exercício não se torne numa fraude, cada serviço terá então de demonstrar a necessidade de manutenção de cada funcionário público. Assunto a seguir com atenção.

6 comentários :

sepol disse...

Outro que não sabe nada este Amorfo do BE, mas que se arma em sabichão das dúzias é um desastabilizador nato, tal como o Paulinho das feiras, populistas sejam de que quadrante forem interessa-lhes manterem-se á tona á custa das boias dos outros, mas depois não se importam de afogar quem lhes der a mão, cuidado com eles.

Anónimo disse...

Não digam mal do Louçã, porque não falta muito para andarem de braço dado!

Pedro Sales disse...

...orçamento base zero para 2012.

Carta a Garcia disse...

Miguel,

Fiz link para "A Carta a Garcia".
Obrigado,
Cumprimentos,
OC

Anónimo disse...

Louçã é um brincalhão. Até aproveitou a fila, à porta do Instituto do Emprego, para afirmar que está vivo....Ou será que foi solicitar informações, para se candidatar a um qualquer subsidio ?? A extrema direita está a crescer na Europa à custa destes papalvos....Boa viagem.

Carlos Garcia disse...

"já não era possível satisfazer para 2011 quando Passos Coelho tirou a ideia da cartola, muito menos o é agora em vésperas da apresentação do Orçamento" - estão nervosos com os mercados ou foi o Teixeira dos Santos que fez o post (ele não tem muito jeito para os números)?