sexta-feira, outubro 01, 2010

Nota sociológica (1)

A toda hora na televisão, nos blogues, em todo o lado.
A direita, parte substancial da direita, atira-se a José Sócrates como nunca. Ao Governo, ao PS, mas principalmente a Sócrates.
Há pouca novidade, é certo. Apenas a subida (que não a elevação) de tom. Estão mais assanhados e, especialmente, mais malcriados. Perdem o verniz. Não se tornaram, ainda, casos de polícia, mas muitos deles são já casos clínicos.

Essa direita não perdoa.
É uma direita que sempre esteve habituada a ter nas mãos o poder económico, da cultura, social. Elites, pensam eles.
Movimentam-se no eixo Lisboa-Cascais, com derivações à Foz.
Não perdoam aos socialistas que lhes tenham retirado o poder político, muito menos que se tenham revelado capazes de gerir o poder económico. No fundo, essa direita pensava-se insubstituível, eterna.

E não perdoam a Sócrates ter feito tudo o que fez. E de se manifestar disponível para continuar a fazer. Não lhe perdoam, principalmente, a coragem. O facto de existir politicamente. Por isso, no discurso dessa direita, o problema é Sócrates. Das mais diversas formas, várias vezes, várias vozes, com vários argumentos, sugeriram o seu afastamento. O PS que se livre dele e tudo correrá sobre rodas.

São tontos, obviamente.

E agora, como noutras vezes, insultam, insultam e insultam e não admitem, sequer, a crítica, ou o simples registo do insulto. O 'poder natural' que ainda julgam possuir coloca-os nesse estatuto. Impunidade total.

Eles são, de forma auto-assumida, o que nos resta da 'luta de classes', o que não deixa de ser patético.

13 comentários :

Júlio Resende disse...

Excelente síntese!

Anónimo disse...

Mas são só os de direita?
Lamento a vossa falta de espírito crítico sobre o vosso partido/governo: pois não é verdade que as medidas orçamentais vão, acima de tudo, penalizar os mesmos de sempre, não só os mais pobres como quem vive exclusivamente do seu trabalho.
E dizem-se vocês "socialistas"!

Anónimo disse...

E se têm gerido bem o poder económico! Tem sido uma gestão maravilhosa, de cujos proveitos vamos desfrutar nos próximos anos.
Vamos ficar tesos, sem emprego, sem esperança, mas temos o Sócrates, o PS e, se Deus quiser, o Alegre na presidência e uns resquícios do Estado Social. Quem podia desejar melhor?

Nuno disse...

Uma medida que Silva Lopes adiantou ontem na RTP1 devia ser colocada em prática desde já: as pensões deviam ser tratadas como os rendimentos do trabalho (ou seja as mm reduções e não o congelamento) e todas deviam ter um tecto máximo igual por exemplo à remuneração do PR ou do PM.
Isso seria socialmente mais justo!

Anónimo disse...

vamos lá concretizar, com links, para nós nos deleitarmos.

Anónimo disse...

O Fim da acumulação de reformas e empregos na Função Publica, já ´
e alguma coisa. Mas só alguma coisa!!...Aceito as medidas tomadas, mas, como ficará a consciência daqueles que recebem e acumulam pensões milionárias, e ainda alguns empregos também milionários ??? Ah já não possuem consciência!! Alguns deles até terão graves responsabilidades, no Roubo do sector financeiro!!!!
Sócrates deveria ir mais além com esta gente.. Os Portugueses sabem o nome de muitos, mas há milhares. Venha a lista, tal e qual os devedores ao fisco. Temo que se estas medidas não chegarem, os Portugueses, desempregados e do ordenado minimo, comecem a "pensar"....A direita dos negócios, gestora de fundos internacionais...., gostava que Sócrates tivesse ido mais "fundo"...( aos mesmos....) Está na hora de acabar com reformas, que o País não pode pagar!!!! Se há um limite para ordenado minimo.....

Caty Waves disse...

...mas, descansemos, não é só internamente que eles se comportam assim! O Psd é perito também em dizer mal de Portugal lá fora (vide o exemplo de Durão Barroso, Paulo Rangel e Passos Coelho, também). Directa, ou indirectamente todos tomaram partido contra os portugueses.

Caty Waves disse...

Acresce ao meu comentário anterior que, além de dizer mal de nós no estrangeiro, o Psd também é perito em dizer mal dos próprios estrangeiros quando as pessoas ou as instituições em questão digam coisas que desfaçam o argumentário político do Psd. Vide o caso do ataque soez ao secretário geral da OCDE!
E estou em crer que brevemente será desferido ataque semelhante à comissão europeia por esta dizer hoje que a proposta de orçamento do Governo é séria, adequada e credível.

Nuno Castelo-Branco disse...

Ataque "soez" ao escriba do PRI? Uma semi-ditadura à mexicana? Pois... estamos em momento de comemorar a ditadura do escroque Afonso Costa. Deve ser por isso.
Quanto a José Sócrates, há que reconhecer qualidades que faltam à generalidade dos políticos portugueses: teimosia, acreditar em si próprio - esteja ou não certo -e não fugir à primeira contrariedade. Quanto à "direita" e à "esquerda", estou-me verdadeiramente nas tintas.

Anónimo disse...

OS PARTIDOS DA DIREITA SÃO UMA VERGONHA! NÃO TÊM NÍVEL E SÒ DIZEM BACORADAS!COMO ESTARIA O PAÍS SE ELES ESTIVESSEM A GOVERNAR? UM AUTÊNTICO ATOLEIRO!!!!POBRE ´PAÌS QUE TAL GENTE TEM! MAS TAMBÈM CERTAS ESQUERDAS QUE NADA FAZEM PARA AJUDAR!

Anónimo disse...

São todos uns corruptos. Grande gestão da coisa económica.

Carta a Garcia disse...

Fiz link para "A Carta a Garcia".
Obrigado,Cumprimentos,
Osvaldo Castro

Manguito Ecológico disse...

A análise brilhante do autor do post, sr. João Magalhães, só peca pela sua timidez. Esses biltres e malandros da Direita deviam ser todos presos, julgados por traição à Pátria, enforcados e esquartejados e dados os seus restos aos cães e aos pobres.