sábado, outubro 16, 2010

O tabu de Passos (ponto de situação)



1. Ana Sá Lopes¹ sustenta que, neste momento, se procura “encontrar uma fórmula para negociar uma abstenção social-democrata que não humilhe o PSD”. Para a história ser verosímil, ficamos a saber que Sócrates se esforça por “radicalizar”, enquanto Assis quererá dar a Passos Coelho “uma vitoriazinha, mesmo mínima”.

Entretanto, Teixeira dos Santos acabou de dizer na conferência de imprensa que, apesar de se ter mostrado disponível (“24 horas por dia”) para negociar, ainda ninguém lhe tinha telefonado. Como acontece desde a recusa de negociações prévias.

2. Paula Sá tem uma perspectiva diferente, como o título do artigo o sugere: Braço-de-ferro até ao último dia. Informa-nos o DN de que “Passos só mudará de posição se (e só se) o Governo ceder às exigências.” “Há bluff na São Caetano?”, questiona-se a jornalista. Não deverá haver, porque, a abrir o texto, é referido que Passos Coelho, “[n] a mão, tem um plano B para apresentar ao País, para anular o aumento da carga fiscal.” De que estará, então, o líder do PSD à espera para o apresentar e terminar com este deprimente tabu?

A única certeza que fica é que Passos Coelho tem “exigências” a fazer, mas que nem às paredes as confessa: “Fontes sociais-democratas e do Governo garantiram, aliás, ao DN não existirem quaisquer conversações de bastidores no sentido de encontrar um consenso mínimo entre PSD e Executivo para que o OE seja aprovado na generalidade no próximo dia 29. A acontecerem terão de passar pelo palco parlamentar, depois de o PSD mostrar ao País que tem um ‘pacote alternativo’ de corte na despesa capaz de compensar, em grande parte, o aumento de impostos proposto pelo Governo.

No meio de tudo isto, fico com uma dúvida: se as “fontes sociais-democratas” soprarem que dos jardins da São Caetano está a brotar petróleo, os jornalistas publicam a “notícia”?

__________
¹ Ana Sá Lopes faz a mesma leitura que eu fiz das palavras de Nogueira Leite e que levam a concluir que o “núcleo duro” Passos Coelho está reduzido a Marco António e a mais meia dúzia de talibãs.

5 comentários :

Hebreu disse...

Lembrei me há pouco...agora que temos que pagar os Submarinos do Psd e do Cds e também a salvação forçada pelo Psd de TODOS os depositantes portugueses graças aos "desvios" criminosos no BPN, lembrei me.......quem paga as 60 mil fotocópias do Dr Portas ?!....pois, também são os portuguesas que as estão a pagar não é!
Tudo por boas causas!

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahah.Este PSD é uma lástima!!!!!!!

Anónimo disse...

Plano B (?!) UMUMUMUM, ah o Angelo!!!! Não esquecer que este Sr. está "ligado" aos Talibás do Petroleo....Será que lhe vão garantir petroleo gratuito ?? ahahahah !!!!!
Mas se houvesse um plano B, que acabasse com as acumulações de reformas e empregos milionários, e algo que se desconhece....umumumumum, seria bem vindo e Passos Coelho e seus "guerreiros" saíriam airosamento do "terror" em que se meteram.

Anónimo disse...

Porque não houve escutas telefónicas no caso BPN?

Anónimo disse...

Alguém tem dúvidas que se o Madoff fosse português e militante do Psd estava solto ou em prisão domiciliária?!