sexta-feira, dezembro 03, 2010

“Confere”

• Fernanda Câncio, Cavaco vintage:
    Já sobre Cavaco, que nos diz a ficha? Que quis ter acesso, para efeitos de investigação académica, a documentos "classificados". Tinha para tal de ser sujeito a aprovação da PIDE, o que implicava responder a um questionário no qual se perguntava sobre "posição e actividades políticas". O jovem Aníbal, então com 28 anos, respondeu: "Estou integrado no actual regime", acrescentando: "Não exerço qualquer actividade política." Nada de extraordinário, aliás tudo muito ordinário. Como ele responderia, se colocada nessa situação, a maioria dos portugueses da época e não teria realmente muito sentido alguém ir de propósito à PIDE para dizer "acho este regime um grande nojo". Cavaco era, pois, na pior das hipóteses, um admirador do regime; na melhor, um sonso: morremos de estupefacção. Claro, dir-se-á, poderia ter-se atido à segunda resposta. Mas quis jogar pelo seguro, aliás ao ponto de não afirmar apoio ao regime e, numa atitude tão nossa conhecida, colocar-se "fora" da política - como se "estar integrado" no regime ditatorial e afirmá-lo não constituísse uma opção política. É porém no espaço destinado a "observações", portanto opcional, que o actual Presidente melhor se revela: "O sogro casou em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira, com quem reside e com quem o declarante não priva."

    Para prosseguir os seus intentos - no caso, ler uns documentos quaisquer - Cavaco não hesitou em expor a vida familiar e apontar o dedo à mulher do sogro (à mulher, note-se; não ao sogro), declarando-a infrequentável. O homem que não fazia política a politizar a intimidade: olha se não é o princípio do totalitarismo e da bufaria e ignomínia que ele convoca. Confere.

3 comentários :

kavako disse...

Um nojo este kavako.

M.Azevedo disse...

Fui contra este post há dias.Nem todos os portugueses eram de esquerda,e mesmo os que eram, fizerem o mesmo que outros, assinaram a declaração, a dizer que não eram contra o regime nem antifascistas, para entrarem na função Publica.Confesso que depois de Ler o último parágrafo, do Texto da Fernanda Câncio fiquei esclarecido e estarrecido... A Democracia Portuguesa merece Um Presidente com outro perfil politico e intelectual.

Anónimo disse...

a maria não aceitou o casamento do pai e pediu ao aníbal para vingar a sogra. dáva letra para um fado.