quarta-feira, dezembro 08, 2010

À conversa com um leitor sobre o PISA

O Von é um leitor atento do CC. Hoje, estando com um pé atrás relativamente aos resultados do relatório do PISA, fez este comentário: “Conheço escolas. Conheço alunos. E conheço as avaliações. E imagino que a OCDE tenha feito os relatórios a partir das estatísticas que se fazem em Portugal. Acho que a OCDE não visitou escolas, não falou com alunos, nem avaliou a avaliação que se faz por cá. É só.” Vamos por partes.

No PISA (Programme for International Student Assessment), participaram 65 países, dos quais 33 são membros da OCDE, assim distribuídos:



Em 2009, ano a que se refere o relatório hoje divulgado, os testes PISA foram aplicados a 6298 alunos portugueses de 212 escolas. Em cada escola foram seleccionados aleatoriamente 40 alunos.

O processo de constituição da amostra foi integralmente conduzido e controlado pela OCDE.

O que está em causa é a avaliação do desempenho dos alunos de 15 anos, aferindo as suas em três domínios:
    • Literacia de leitura;
    • Literacia matemática;
    • Literacia científica.
Na comparação com os países da OCDE, Portugal é o 4.º país que mais progrediu em leitura e em matemática e o 2.º país que mais progrediu em ciências. Eis um gráfico que espelha isto mesmo:

9 comentários :

Anónimo disse...

Por terras francesas, o relatório PISA deixou tudo aos berros. Não gostaram. Sobretudo porque deram um trambolhão a matemática. Eu, que sou português, sinto-me orgulhoso. Muito. Porque, tal como os franceses, não relativizo os dados contidos no PISA.

Ze Maria disse...

É deplorável a declaração, ontem vista na Tv a este propósito, do "Errol Flynn da Merdaleja" da fenprof. A criatura devia encomendar um "desconfiómetro" usa-lo de amiúde em proveito próprio numa acção tendente a modera-lhe a verborreia,a (in)contenção verbal, a noção do ridículo, o sectarismo, etc., etc. Até nós, uma vez poupados "aquilo", íamos apreciar.

os pulhas disse...

Esse "VON" é quem? Quem se julga para depreciar tecnicos qualificados? Von será portugues? Ou algum alemão infiltrado? Costume a dizer "VON" todos para o C...LHO,emigrem....

Von disse...

Estava mesmo distraído. Mas vamos por partes. Primeira: admitir que eu fico infeliz por notícias que afirmam a melhoria do ensino em Portugal, aliás, admitir que eu fico feliz com más noticias é idiota e cretino. A diferença é que não embarco em linhas editoriais que louvam partidos antes do país, e que pretendem um partido forte, antes do país forte. Segundo: confronto-me habitualmente com a falta de preparação crónica de muitos e muitos estudantes, tanto do ensino público como do privado. E essa tendência mantém-se. Terceiro: se de facto, este relatório, e devo chamar a atenção que em nenhum momento afirmei que o relatório era mentiroso. Apenas que IMAGINO, os seus resultados basearem-se em algo que não retrata a pura e dura realidade. Mas se de facto este relatório tem algum fundo real, saúde-se. Mas saúde-se no global, e não nessa mesquinha forma de estar, que é, o meu partido é que é bom, tudo o resto fede. Porque se de facto os resultados podem ter melhorado (admitindo...) o esforço deve-se a alunos, professores, pais, etc. E não esta visão separatista e baixinha, de que o partido e o governo é que construíram tudo.

Anónimo disse...

Os alunos, os professores e os pais, regra geral, sempre se esforçaram.
O que mudou foi a politica, estúpido!

André disse...

Você é que é separatista e baixinho a tentar separar a medalha do medalhado.

Manuel Silva disse...

Ignorante, preguiçoso e arrogante.
E ainda larga postas sobre a falta preparação dos outros.
Que falta de humildade e carácter!

Von disse...

Quer a medalha? Fique com ela. Leve lá a bicicleta e seja feliz... Pegue na bandeirinha e vá para a rua...

A política mudou? Mudou. Quer um exemplo? Vá a uma escola e assista ao caudal de burocracia que entope o dia normal de trabalho.

Anónimo disse...

Este Von deve ser da laia desse imbecil do Mário Nogueira.Este é bem o cúmulo do cinismo risonho.Já ninguém tem pachorra para aturar es te verdadeiro chulo do Orçamento.Pergunto o que é que ele fez de útil em prol do ensino.ABSOLUTAMENTE NADA,NEM AULAS DÁ HÁ MUITOS ANOS.TENHA VERGONHA!!!!!!!