quinta-feira, janeiro 13, 2011

As crianças também têm direito a perceber o caso BPN

• Gonçalo Bordalo Pinheiro, O caso BPN explicado às crianças (hoje na Sábado):
    Era uma vez um Presidente da República que foi accionista de um banco, ganhou muito dinheiro com isso e, quando foi eleito, convidou um antigo dono do banco para o Conselho de Estado. Percebeu?

    Um ex-primeiro-ministro e ex-candidato a Presidente da República entra num banco e pede para comprar acções. Como o banco não está cotado em Bolsa, é o presidente da instituição que decide qual o preço da venda. Por acaso, foi seu secretário de Estado. E por acaso, fez parte da sua comissão política nacional no partido.

    O presidente do banco olha para o antigo chefe no Governo, político respeitado e eventual futuro Presidente da República e decide o preço da venda: por acaso é o preço mais baixo de todo o ano 2001 e fica metade abaixo da média de venda do ano.

    Em 2003, o ex-primeiro-ministro decide vender as acções. Vai novamente ter com o seu ex-secretário de Estado e propõe-lhe o negócio. O antigo colaborador, que vendeu as acções abaixo do preço do mercado, volta a comprá-las por um valor 140% mais elevado — ou seja, com o negócio o ex-primeiro-ministro ganha 147.529,20 euros.

    Dois anos depois, o ex-primeiro-ministro candidata-se novamente à Presidência da República e ganha a eleição. Uma das pessoas que convida para o seu Conselho de Estado é um antigo accionista do banco. Durante todos estes anos nunca explica o extraordinário negócio. (…)

8 comentários :

Anónimo disse...

NÃO SE CONTE ISTO ÀS CREANÇAS, POUPE-SE-LHES ESTES ENREDOS TENEBROSOS,

DE MISEROS CONTADORES DE HISTORIAS À MENINA JUDITH...

PLEASE...

Anónimo disse...

tamém há em vídeo, chama-se bonnie & clyde com aníbal beatty e patricía dunaway

Anónimo disse...

A história não deve ser bem assim. Há um senhor que tem um banco e muito dinheiro, e tudo isso se deve ao tempo em que trabalhou para um seu primeiro-ministro que o deixou de ser. Quis então ser grato com o seu antigo chefe e decidiu oferecer-lhe umas acções. A gratidão não fica mal a ninguém. Mas como as acções paradas, pelo menos aquelas não davam nada, teve outro gesto de gratidão e comprou-as por um preço que expressasse bem essa gratidão. Tudo muito simples e muito amigo.

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

isto já é tabloidismo

Nuno disse...

Tabloidismo talvez! Factos certamente! Explicações do beneficiado ZERO!

Anónimo disse...

dias loureiro já estava com cavaco antes do bpn, e era um dos principais conselheiros politicos. nao foi o bpn que o catapultou para conselheiro de estado

Anónimo disse...

Foi a ligação com Cavaco que o catapultou para o BPN.

os pulhas disse...

o PSD transformou-se numa ca NOSTRA mafiosa.