quarta-feira, janeiro 12, 2011

A guerra da desinformação na zona euro



Segundo a revista Der Spiegel, Portugal estaria a ser pressionado, pelos governos alemão e francês a pedir apoio financeiro. A Reuters pegou na “notícia” e ampliou a sua difusão.

O Libération, depois de verificar que a Der Spiegel e a Reuters não citavam fontes, fez o mesmo percurso recorrendo às suas fontes na Comissão Europeia e nos governos alemão e francês. Feito o trabalho de casa, concluiu que todas as suas fontes desmentiram inequivocamente essa alegada pressão sobre o Governo português.

O tema é hoje tratado no Libération (em papel), com uma breve alusão no site:
    La guerre que mène la zone euro contre les marchés financiers pour sauver sa monnaie est aussi une guerre de l’information, ou plutôt de la désinformation. Tous les coups sont permis, et tant pis si la déontologie journalistique fait partie des dommages collatéraux.

3 comentários :

Anónimo disse...

Exatamente. Ainda hoje (sucesso absoluto na colocação da dívida pública, o Financial Times Deutschland (FTD)não se esqueceu de veicular (com repercussões junto dos profetas da desgraça nacionais)que "a Comissão Europeia e o fundo de resgate europeu estão a preparar garantias de crédito para Portugal no valor de 100 mil milhões." http://economico.sapo.pt/noticias/europa-prepara-ajuda-a-portugal-de-100-mil-milhoes_108582.html
Eles bem salivam... mas a caravana da esperança vai passando.

Anónimo disse...

Às vezes bem me custa a admiti-lo mas este Sócrates é obra desenganada. Contra tudo e contra todos lá vai levando a água ao moinho. O jovem tem fibra devo reconhecê-lo. Se mantiver a estrelinha da sorte e safar Portugal também se safa a ele porque deixarei de lhe chamar estrelinha para passar a chamar sabedoria.

MFerrer disse...

A sorte dá imenso trabalho!