sexta-feira, janeiro 14, 2011

O ódio em política mata

• Paul Krugman, A responsabilidade dos republicanos pelo massacre do Arizona:
    Quando ouviu as terríveis notícias do Arizona foi inteiramente apanhado de surpresa? Ou a um certo nível já esperava uma atrocidade assim?

    Eu incluo-me na segunda categoria. Desde o fim da campanha de 2008 que sinto um aperto no estômago. Lembro-me do renascimento do ódio político depois da eleição de Clinton em 1992 - renascimento esse que culminou no atentado de Oklahoma. E bastava observar os ajuntamentos McCain-Palin para percebermos que podia voltar a acontecer. O Departamento de Segurança Interna chegou à mesma conclusão: em Abril de 2009 um relatório interno avisava que o extremismo político de direita estava a crescer, e o potencial de violência também ia em crescendo.

    Os conservadores denunciaram o relatório, mas ali estava, nos factos, a vaga crescente de vandalismo contra ocupantes de cargos eleitos, incluindo tanto o juiz John Roll, morto no sábado, como a congressista Gabrielle Giffords. Estava-se mesmo a ver que um destes dias alguém acabaria por levar o processo até ao nível seguinte. Foi o que aconteceu.

Sem comentários :