sábado, fevereiro 05, 2011

Entre a insensibilidade e a irresponsabilidade, uma certeza: cabe aos pobres reduzir as emissões de carbono



Filhos de magnatas apanhados em flagrante


Não se trata, em rigor, de uma entrevista. Marco António debita como se estivesse a escrever o editorial do boletim da Câmara de Gaia. O blogue do grupo Lena limita-se a intercalar umas deixas para não tornar a coisa tão maçuda. Ora, não podendo o PSD abrir o jogo e mostrar quais são as suas propostas para o país, é-nos dada uma mistela que exige alguma disciplina para levar a empreitada até ao fim.

Mas eu li a “entrevista” — em que salta à vista a obsessão de desmantelar o Estado Social. Entre outras pérolas ininteligíveis, o vice-presidente do PSD afirma que “a falta de uma política reformista e sustentável das políticas sociais leva a que o PS tenha procurado industrializar [sic] o conceito de apoio social que hoje tem obrigatoriamente de retirar aos portugueses por falta de sustentabilidade.”

Não sendo possível comentar todos os dislates (ou será apenas falta de pudor?), fixemo-nos na questão do passe social. Diz o fabuloso Marco António:
    ‘Dentro da nossa lógica social-democrata [sic], que é a de que a prestação do serviço público deve ser adequada à condição económica e social de cada um. Não podemos querer que o filho de um magnata pague o mesmo pelo passe social do que o filho de um trabalhador que tem o ordenado mínimo nacional.’
Apesar de ser autarca, o vice-presidente do PSD ainda não percebeu que o passe social não pode ser entendido apenas como um apoio social. Tem também o propósito de incentivar o uso do transporte público com vista a um mais adequado ordenamento das cidades e à melhoria da qualidade ambiental. Fica-se a saber, através do fabuloso Marco António, que só os pobres é que devem contribuir para reduzir as emissões de carbono.

Destruir o passe social não revela apenas a insensibilidade, é também uma enorme irresponsabilidade.

Como em tudo em que o PSD mete os dentes de fora, Marco António não diz o essencial: a partir de que rendimento é que a São Caetano quer cortar o passe social?

7 comentários :

Anónimo disse...

Esse "arremedo" de político, só demonstra a bacoquice que lhe vai na cabeça. Ele que mandar uns bitaites como o "patrão" dele ( o da Câmara) manda, mas, apesar de tudo o dono consegue ser mais inteligente, porque se tem remetido mais aos silêncio.
Com essa tirada do passe social esse fulano faz-me lembrar um antigo empresário, que não pagava os impostos (mesmo os retidos na fonte) para os utilizar em proveito próprio e dizia, com todo o desplante, qualquer coisa como isto: "...eu já pago muitos impostos na gasolina que consumo nas viagens - de ócio, não de negócio - por isso não quero pagar mais..." e este serventuário frustrado é, de certeza, dos que pensam que no que concerne ao ambiente, devem ser os que andam de metro, de comboio ou de autocarro, que devem pagar, porque os outros andam de pó-pó de alta cilindrada...

António Carlos disse...

Esse Marco António é a personificação da paspalhice enquanto ramo da politica.

Semisovereign People at Large disse...

Há cidades com 3 kilómetradas de largura em que o passe custa metade do de Lisboa

e quem se desloque 10 kilómetros tem um passe de preço superior ao de Lisboa

passe social não funciona em todo o lado, porque é que alguns têm mais direitos e os outros só deveres?

Lisboa chega a ter vários percursos de 10 ou 15 kilómetros por 50 euros mês

ou de 30 kilómetros para o L123

um tipo que vá de camioneta 205kilómitros two vezes ao dia numa estrada beirã a ganhar 475euros por mês paga mais....

Anónimo disse...

Mas também o que é esperavam de um antigo adjunto do Valentim Loureiro que depois passou a adjunto do Menezes da Silva.

Von disse...

Isso isso, turvem a realidade com esses divers de interpretar à letra propostas generalistas. Gostava que este blog fosse tão exacto e crítico com outras coisas: os negócios da Parpública, ou as novas regras dos recibos verdes e constatar os jovens que, por exemplo, trabalham em call-centers e a "vida nova cheia de esperança" que os novos descontos permitem.

Anónimo disse...

acalma-te von e não te esqueceças de tomar as gotas

Von disse...

Pois é, anónimo, aparentemente você deve ser um dos privilegiados do regime "socialista". Deve ser bom... essa visão do mundo com palas.