sexta-feira, abril 29, 2011

Por que está o DN dominado pela secção laranja?

Quando escrevo algo sobre a actividade frenética da secção laranja do DN, obtenho invariavelmente como resposta muitos comentários (não publicáveis, para não ferir a sensibilidade dos leitores) e até e-mails, alguns de pessoas que respeito, a rebaterem os meus pontos de vista.

Mas vejamos este exemplo menor. Tenho o hábito de dar uma segunda leitura aos jornais quando vou dormir. Ontem, a última página do DN trazia uma entrevista a Álvaro Santos Pereira (para além de lhe ter oferecido as páginas 4 e 5), uma criatura que deve estar farta da neve do Canadá, de tal forma anda em bicos dos pés a ver se alguém repara em si. A entrevista nem sequer era conduzida por um dos crânios que fazem habitualmente os fretes ao PSD, pois foi feita por Maria de Lurdes Vale, que costuma dedicar-se a escrever sobre coisas frívolas que ajudam a encher o jornal.

A entrevista (ou coisa assim) é reveladora da linha que domina o jornal. A jornalista em causa nem esperou pelas baboseiras de Santos Pereira para meter a bucha. Pergunta de supetão: «No Canadá, país onde vive e lecciona, também “há esqueletos no armário” do Estado?» Logo a seguir, outra: “O pedido de ajuda ao FMI e à Europa chegou demasiado tarde?

A coisa está entranhada, é o que é.

9 comentários :

António cordeiro disse...

E a entrevista da Judite de Sousa na TVI? Salvou-se o pavão do jardim que avisava quando o entrevistado mentia...

Ze da Minda sempre disse...

A laranja que eu te dou/não foi criada no jardim/por isso tem mais interesse para mim.... esta é a musica actual do Marcelino...A sua coluna verebral é como a do "Sempre em Pé",molda-se com muita facilidade...

Manuel Cintra disse...

Obrigado pelo papel de esclarecimento e de informação que o CC tem.
A Comunicação social tradicional transformou-se num panfletário neo-liberal, sem qualquer independência e credibilidade.
Se há muita coisa a mudar neste país a CS tem de ser uma delas, por forma a que as várias tendências que formam a nossa sociedade seja ouvida de uma forma minimamente justa.

M.Azevedo disse...

Nestes ultimos dez anos,tivemos todos conhecimento de duas grandes mentiras.A Primeira, foi a da existência de armas de destruição,para invadirem o Iraque. A Segunda,foi a de Passos Coelho,que para justificar o chumbo do PEC 4 mentiu despoduradamente aos portugueses na questão do telefonema/ encontro de mais de 4 horas.As consequências de ambas,estão à vista... A Historia e o Povo Portugues julgará a 5 de Junho...

Rabino disse...

Paulo Portas diz que também é candidato a P. Ministro. Tem toda a razão. Depois da ousadia irresponsavel de Passos Coelho...todos os portugueses com mais de 35 anos são potenciais candidatos...

farense2 disse...

Há tempos idos, lia o Público.Quando o Público, pelas mãos dessa desgraça humana, chamado J. Manuel Fernandes, se transformou no Borda de Água de Belmiro de Azevedo, passei-me para o ´Diário de Notícias. Agora, com o Diário de Notícias completamente alaranjado, nunca mais o compro.Mais vale dedicar-me à leitura do Kamassutra.

Anónimo disse...

coitados, estão a ver que não conseguem levar o coelho ao pote. o homem invulgar é vulgar demais (até o cds já o topou) e apesar de ter estes jornalistas a trabalharem em exclusividade, não vai lá chegar.

designerferro@gmail.com disse...

Com a promessa de vos vir a equiparar a um historiador da marmeleira, considero que deveriam dar prova de como valorizam a liberdade de expressão que aqui exercem todos os dias e abrir as caixas de comentários para publicação livre.

A liberdade de expressão é para todos, mesmo para os que andam na Web a chamar "filhos da puta rematados" àqueles que têm a coragem de a ir exercendo.

praianorte disse...

Mas alguem tem duvidas que o "DN" se transformou a toda a velocidade numa secção laranja muita ativa?

Acho até que supera o proprio "povo livre" pela sua acutilancia, servilhismo e maquinações.