segunda-feira, abril 04, 2011

Um pouco de história

[Jornal de Notícias, 3 Abr 11]


A empresa Metro do Porto está a ser alvo de uma investigação por suspeitas de gestão danosa. O inquérito corre no Depar-tamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP), mas desconhece-se se alguns dos actuais administradores foram constituídos arguidos. Em causa estarão eventuais práticas de gestão que possam causar danos patrimoniais importantes. A última auditoria do Tribunal de Contas (TC) demonstrou que, apesar do passivo, os administradores mantiveram um conjunto de regalias inexplicáveis.

Nos quadros contabilísticos elaborados pelos peritos do TC regista-se, de 2002 a 2004, um aumento de 81,8% do passivo da empresa, que, em 2002, se situava nos 675 milhões de euros e, dois anos depois, nos 1,2 mil milhões de euros. Apesar dos resultados negativos, a empresa foi premiando os seus administradores. Uma situação já descrita numa auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), num documento de 21 de Junho de 2005, que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações chegou a ceder ao DN, apagando os valores dos ordenados e prémios, com o argumento de que se tratava de elementos da vida interna da empresa.

7 comentários :

cambada disse...

Gerido pelo PSD há alguma duvida sobre vigarices? Esta gente já nos habituou a esse modelo de gestão.
è assim que vão fazer ao País, se............!

Anónimo disse...

Marques Mendes - Novo Pensionista!
Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensao a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais.

Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneraçao média da sua carreira contributiva.

Anónimo disse...

quem é que é um dos administradores do metro do Porto?

O Sr. Marco António Costa vice presidente do PSD

Está tudo dito

Anónimo disse...

Marco António ? Loureiro ? Rio ? quem mais ? tudo a receber ordenados em acumulação ?
Foi nesta empresa que Rui Rio solicitou voluntáriamente corte de vencimento ?
Quantos mais empregos,
esta gente possui ??
Multipliquem estas situações por todo o País, e verificarão, que há milhares a "mamar" acumulações.
Ainda há jornalismo de INvestigação? ou esta gente também acumula empregos? Só pode, ninguém pia...quando se fala em acumulações.

N.B:Como é possivel, os trabalhadores terem sido conduzidos, para greves semanais ? Alguém lhes mentiu ? Serão os mesmos que derrubaram o Governo?
A direita ficará grata, como noutros tempos....
Os velhos Sindicalistas, encontrarão,com facilidade a reforma, os mais jovens é que sofrem como noutros carnavais....

Sousa Mendes disse...

Perdem-me mas não concordo quando associa, a malta do PPD/PSD a vigarices, desfalques etc. Não acredito que os desfalques do FSE tenham sido perpetrados no tempo das maiorias Cavaquistas! Que os dirigentes políticos ligados ao futebol, sejam todos do PSD! Não acredito que no PSD ou na SLN alguém soubesse o que se passava no BPN. Não acredito que o Dr. Balsemão, o Eng. Vaz Guedes e o DR. Rendeiro, soubessem o que se passava no BPP, como não acredito que o Barroso e o Portas soubessem alguma coisa do negócio dos submarinos! Sobre o Metro do Porto também não acredito que o impoluto Major e o seu delfim Marco, o Rui Rio e os outros Administradores ligados ao PSD soubessem alguma coisa destas atribuições indevidas de benesses. Estava-me a esquece do impoluto PR que nada sabia do negócio das ações da SLN e da permuta de uma casa por terrenos onde aprece, por obra e graça do espírito santo, construida uma casa sem ninguém saber quem a pagou, pese embora as pessoas envolvidas sejam todas amigos pessoais do dito.
Enfim gente séria é outra coisa!
Já a caixa de robalos do Vara ou a ida de urgência a um centro de saúde pelo Vara, isso sim é grave e põe em causa a soberania nacional.

Rosa disse...

Agora está tudo bem claro...
E o melhor é ouvir as "explicações esfarrapadas" de alguns afectos a esta gente...
Se não fosse tão dramático, dava vontade de rir...

Teófilo M. disse...

Quando Fernando Gomes sonhou com a ideia do Metro no Porto,m os comentaristas, jornaleiros, políticos e quejandos apelidaram-no de metro de cartão, chamaram-lhe sonhador (se fosse agora seria aldrabão), gozaram-no como lhes apeteceu.
Tiraram-no do poleiro, pois a cidade estava em franco desenvolvimento como já há muitoa anos não se via/sentia.
Foi para lá o Rui Rio e a sua pandilha e o Porto hoje é falado porque tem dentro de portas um clube de futebol que joga bem ou quando é (má) notícia nos jornais.
O Metro - que atinge números recorde de utilização - dá prejuízo, mas continua pagando ordenados e prebendas a quem raramente lá põe os pés. A baixa do Porto fenece sem remédio à vista, a desertificação e envelhecimento da cidade aí estão no seu esplendor, é esta a governação de rigor à moda do PSD.
Que sirva de exemplo.