sábado, maio 07, 2011

As surpresas do programa do PSD



Temos a garantia de que as medidas constantes do programa eleitoral do PSD serão “muito mais radicais” do que as acordadas no memorando de entendimento com a troika. Nem seria de esperar outra coisa, porquanto o programa laranja não poderia deixar de estar em consonância com o projecto de revisão constitucional do PSD.

Quem conheça o projecto de revisão constitucional do PSD (ou quem tenha estado a ouvir com atenção as conclusões do encontro do “movimento” Compromisso Portugal Mais Sociedade, no qual coube a Passos Coelho fazer o discurso de encerramento) não ficará certamente surpreendido com as novidades do programa. Estaremos seguramente em presença da maior guinada à direita dos 37 anos da democracia portuguesa.

Se uma viragem à direita é mais do que previsível, então o que é que pode vir a surpreender no programa do PSD? Julgo que serão os fretes — as pequenas ou grandes atenções.

Vimos como Ângelo Correia, o terrível Ângelo com interesses assumidos na segurança privada, não se coibiu de participar na elaboração do projecto de revisão constitucional do PSD que inclui uma norma que permite aos funcionários de empresas de segurança privada passar a revistar pessoas em espaços públicos. Ou como o próprio Pedro Passos Coelho não se esquivou a anunciar, na entrevista dada esta semana à RPT, que pretende privatizar as Águas de Portugal, quando se sabe que ele era funcionário de Ângelo Correia num grupo económico que está interessado na privatização daquela companhia.

Este vai ser um trabalho interessante: descobrir estas dedadas impressões digitais no programa do PSD. O resto — a violenta guinada à direita — já não será propriamente uma novidade.

8 comentários :

Anónimo disse...

E ainda, por exemplo, como Passos Coelho se descaíu no Programa 'Cinco para a Meia Noite' e , a determinada altura disse: "... quando eu mandar na RTP...". Eles dizem estas 'coisinhas' e ninguém se incomoda.PORQUÊ?(parafraseando Mourinho)

Farense disse...

Subscrever através do voto, um programa de governo consubstanciado na revisão constitucional encomendada por Passos Coelho, traduz-se num recuo civilizacional com perdas de tal modo irrecuperaveis do ponto de vista social que suscitou, na altura, violentas reacçoes no interior do proprio partido.

Foi o caso de A Joao Jardim que ameaçou com a hipótese de ruptura com o partido do continente se tal proposta fosse por diante.
Tais reacções a nivel da opiniao pública e queda inmediata nas sondagens, levaram a um prudente recuo de PPCoelho.

Contudo, a tendencia tecnocratica e ultraliberal hoje prevalecente dentro do PPD, foi avançando com propostas avulsas, na pratica repondo as ideias visando a destruiçao do estado social.
Basta ouvir o senhor Catroga, o estilo de discurso caceteiro, a linguagem carroceira e a arrogância de quem se julga dono do saber e do país, para perceber que se desenha um quadro orweliano de construçao do poder, ansiado por estes senhores.

A presidencia, uma maioria parlamentar e um governo, foi o sonho de Sá Carneiro inconseguido pelos sucessores no PPD.
Hoje, sem as referencias éticas, politicas e democraticas de ha uns anos atrás, resta um grupo sem experiencia de vida q tomou a direcçao do partido, assessorados do exterior por respresentantes do poder economico e da banca que já nem escondem o que pretendem.
Com a benção de Belém!

Anónimo disse...

O maior problema deste PSD nem é o seu lider, é toda a cambada sinistra que gravita á sua volta e que não tem pudor em se considerar acima de tudo e todos. De facto, há gente a quem o acesso gratuito á educação neste pais fez muito mal , subiu-lhes á cabeça e agora é ve-los cantar de galo , convencidos que estão acima da demais ralé. É gente com esta soberba que queremos a governar-nos? Da minha parte não obrigado.

Ana Paula Fitas disse...

Caro Miguel,
Faço link.
Obrigado!
Um abraço.

caça ao pote disse...

é a caça desenfreada ao pote

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

tentemos com o PS será a manutenção do status quo a ausência de reformas reais e a breve trecho o fim da classe média e média baixa portuguesa

em termos de saúde é capaz de ser benéfico

por outro lado com o PSD?
quem sabe?
será ainda pior?
duvidoso
será melhor ?
duvidoso mas na dúvida que fique a dívida

Anónimo disse...

A ESCUMALHA AO PODER,JÁ.Este psd é uma lástima.

Anónimo disse...

com o PSD será garantidamente pior, só não vê quem continua a não querer tirar a pala que têm á frente dos olhos. Um conselho : abstenham-se de tudo e durante um dia só ouçam todas as declarações que conseguirem encontrar destes porta vozes do PSD. Se no fim do dia não chegarem á conclusão com que se inicia este comentário, algo de muito errado se passa com vossas funções cerebrais...