terça-feira, maio 17, 2011

De cabeça perdida




Depois de Passos Coelho ter insultado todos aqueles que frequentaram e tiveram aproveitamento na Iniciativa Novas Oportunidades, eis que o PSD manda avançar um outro estarola, designado porta-voz para a Educação, para acusar de que foram distribuídos “diplomas a granel”.

Basta observar os números: desde 2006, houve 1.489.845 inscrições, mas o número de certificações é apenas de 456.716.

Os insultos de Passos Coelho não atingem apenas os formandos. Acabam por atingir igualmente todas as entidades que se envolveram nesta iniciativa: para além das próprias escolas, associações empresariais, empresas, IPSS, autarquias, etc..

Esta gente está mesmo de cabeça perdida.

10 comentários :

transpose disse...

Podia-me dizer (ou ondes os posso encontrar) os seguintes dados:

- Número de pessoas desempregadas que frequentaram as Novas Oportunidades?

- Número de pessoas desempregradas que frequentaram as Novas Oportunidades e depois arranjou um trabalho (qualquer)

- Número de pessoas desempregadas que frequentaram as Novas Oportunidades e depois arranjou um trabalho na área em que tirou o "curso".


Cumprimentos

Anónimo disse...

Transpose: há o INE, há o serviço das novas oportunidades, há o IEFP e tu vens pôr as dúvidas num blogue ? Mamma mia .....

Anónimo disse...

Se calhar também fazia bem ao transpose passar pelas Novas Oportunidades?Parece-me que precisa...

Teofilo M. disse...

Ao fim de tanto tempo ainda há quem não saiba para que servem as Novas Oportunidades, nem sequer o que são.
Paciência!

transpose disse...

Faço esta pergunta aqui porque para o que se está a discutir acho que são os dados mais relevantes ... isso é que é o sucesso das Novas Oportunidades não?
Pessoas que trabalhavam em fábricas, com a 4ª classe e agora não têm qualificações para o tipo de trabalho necessário e resolvem ser melhores profissionais. Resolvem ir para as Novas Oportunidades, ficam uns anos por lá e depois com o 12º ou o 9ª e uma especialização saem para o mercado de trabalho mais especializadas... certo? Arranjam ou não emprego? Só assim se ve se o programa é um sucesso ou não.

Ãgora se lhe dissesse que foram certificadas 456716 ...que dessas 400000 estavam desempregadas e só 150 arranjaram emprego na especialização que tirou(estou a inventar porque não sei. não encontro os dados que peço em nenhum lado) considerava as novas oportunidades um sucesso?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Até me sentei para não me rir deste raciocinio. Portanto, se não se traduzir logo em emprego não vale a pena estarmos a educar as pessoas, pois não? Para quê precisamos de pessoas mais qualificadas se não temos emprego para elas?! mais vale deixa-las na ignorancia permanentemente, não é? O leitor Transpose esquece que a educação é um direito de todos e que não é o emprego que deve gerar educação, é esta que deve gerar emprego. Francamente, se não consegue perceber a utilidade de um programa de educação destinado á população que não a tem e deseja ter , também não vai perceber que os frutos deste trabalho não são imediatos.Independentemente dos dados que procura , o facto de se proporcionar ás pessoas Novas oportunidades (gratuitamente) já é um bem imenso e quem não o aproveitou ( e preferiu aproveitar-se do sistema, que os houve)só se prejudicou a si próprio.Prefiro mil vezes ver os meus impostos gastos em programas destes do que em submarinos ou nacionalizações de bancos de bandidos.

J.m disse...

Naõ sabia que ter mais formação ,e igual ater trabalho garantido e esta a

Anónimo disse...

Bem, a taxa de sucesso é de 30% o que é francamente mau. Será que é devido a uma elevada exigência ou as pessoas simplesmente acharam que não servia para nada? De qualquer forma este número e o relatório que mostra que o efeito na vida económica não melhora diz que todo o projecto é um total falhanço...

Anónimo disse...

Náo é necessário auditoria às NO - este blogue faz isso muito bem!!!

Anónimo disse...

Que se façam as auditorias e os melhoramentos necessários, não se façam é comentarios como o que o PPC fez que só insultam quem fez o esforço de concretizar o programa.
Não é o sucesso ou não do programa que está em causa, é sim o incrivel insulto que o comentário de alguém que deseja ter responsabilidades governativas neste pais fez a todos os que deram o litro para que os 30% acontecessem.