terça-feira, maio 10, 2011

Há 14 anos que as exportações não estavam tão altas face às importações

A taxa de cobertura indica a percentagem daquilo que um país importa, que é pago por aquilo que exporta, ou basicamente o rácio entre exportações e importações. No último referi que esta taxa tinha voltado a subir em Portugal, estando agora nos 70,3% (valor do trimestre* que acabou em Março).

O INE não tem estes dados bem organizados ao longo do tempo, e esperar pela imprensa para fazer as contas é ser ingénuo.

Em 5 minutinhos combina-se estas duas tabelas, e chega-se a uma excelente notícia: desde Julho de 1997 que a taxa de cobertura não estava tão alta. Mesmo recuando até ao início da base de dados, 1993, são muito poucos os meses onde a taxa esteve acima dos 70%.
*O INE usa valores trimestrais, já que os mensais são demasiado voláteis para terem algum significado.

3 comentários :

Guillaume Tell disse...

Pois e de certeza que não foi graças ao PS, que com as PPP só fez que incentivar as importações (obrigado aliás por não terem sido capazes de terem um excedente na balança corrente, bastava não esbanjarem-se o DINHEIRO DOS PORTUGUESES na porcaria das PPP), e que ainda lhes dificultou (às empresas exportadoras) a vida com os impostos. Portanto por amor de Deus não lhe dais subsídios (era o que faltava! Desincentivarem-as a continuarem a serem competitivas), ou não tentai tirar de lá mais impostos. DEIXAI-OS EM PAZ!

praianorte disse...

Há um culpado, SOCRATES!

Ontem no debate Portas dizia que as exportações não aumentavam e que teria que ser por aí uma das saídas da crise. Afinal em que mundo vive o demagogo? O gajo não vê que as exportações tem estado a subir de forma continua e sustentada?
É necessario ter cá uma paciencia para aturar tanta imbecilidade.

Anónimo disse...

Vi o debate e o Paulo Portas não disse nada disso! Tenham juízo!!