domingo, maio 29, 2011

A palavra aos leitores

Comentário de um leitor a este post:
    'Em Portugal, todos percebemos, desde o início, que actual crise mundial é uma crise do liberalismo e do capitalismo desregrado. Ninguém se esqueceu que a crise começou nos estados unidos com a chamada crise do sub-prime (enorme teia de vigarices da ganância sem limites). E da sua origem, rapidamente se alastrou a todo o mundo, principalmente à europa onde atingiu com particular violência o seu sistema financeiro criando, posteriormente, um lastro de desconfiança que persiste dificultando a retoma.
    O único povo que percebeu, com assinalável lucidez, a presente crise e as suas causas, foi o povo português. Nos estados unidos e na europa em todas as eleições pós-crise (do sub-prime em 2008) os partidos que estavam no poder foram penalizados nas urnas de forma violenta e implacável (muitos partidos no poder foram completamente arrasados, como caso da Irlanda).
    Em Portugal fomos assistindo a esse espectáculo, primeiro com incredulidade e depois com espanto. Os portugueses, e bem, sempre acharam que havia muito de injustiça nesses resultados eleitorais, já que a crise mundial não podia ser culpa dos partidos que no momento estavam no poder desses países (independentemente de serem de direita ou de esquerda).
    E demonstrando a sua sábia percepção da realidade os portugueses sempre identificaram o liberalismo à solta como o único e exclusivo culpado da crise que a todos nos atinge. Os portugueses não só revelaram essa visão sábia como não estão dispostos a beneficiar o infractor. Por isso os portugueses, ao contrário dos outros, não prejudicam cegamente quem está no poder (beneficiando imprevisíveis investidas liberais). Os portugueses são sábios (séculos de história e cultura) por isso Sócrates pode aspirar a vencer no próximo domingo como já venceu em 2009 em plena crise. E se Sócrates insistisse mais no discurso pedagógico sobre a origem da crise e de quem quer apanhar a sua boleia para impor uma agenda ainda mais liberal poderia, e pode ainda, aspirar a uma vitória histórica.
    Há quem diga que se Sócrates vencer (e tem todas as possibilidades para o conseguir) que Portugal se torna num “study case”. Estou de acordo. Mas será um “study case” que nos vai deixar bem na fotografia porque vai revelar que os portugueses são sábios e justos.'

9 comentários :

Anónimo disse...

Ora, cá está um ponto de vista interessante e que pode explicar boa parte do se está a passar com as sondagem em Portugal e o espanto que provocam em muitos. Esmiúcem a lógica subjacente à opinião e talvez ande aí a chave da questão.

maria pires disse...

Oxalá ! Teríamos razões para levantar a nossa auto estima como portugueses !

Passostrocados disse...

Mas quem tem mostrado espanto, são os jornalistas e polititólogos de meia tigela. Todos eles engajados aos interesses economicos dos media com ligaçoes ao PPD.
Sao rapazes que convivem em circulo. Ouvem-se uns aos outros e pensam a realidade virtual do mundo em que vivem, com a realidade do mundo lá fora!
Por isso, o espanto em relaçao à resistencia de Socrates e do PS.
E a supresa pode ainda ser maior!

praianorte disse...

É CASO UNICO E OS 36% QUE VOTAM PS SÃO O GRUPO MAIS LUCIDO E COERENTE QUE EXISTE EM PORTUGAL.

TODO O RESTO SÃO FUNDAMENTALISTAS, ARCAICOS E LAMBE-BOTAS.

Zé da Povoa disse...

A OPOSIÇAO, pensa que nós somos estupidos.Portugal de hoje, já não embarca em embustes e mentiras" Marcelinas e Marcelistas"acompanha o que se passa pelo Mundo,e quando os pulhas dizem que Sócrates é culpado por tudo o que se está a passar, até pelos os 700 mil desempregados... o POVO mesmo a viver em dificuldade , não deixa de lhes fazer um grande manguito.É com esta gente que nos vamos levantar,para sermos um país de gente feliz com lágrimas.

Anónimo disse...

Bem mereciam, Sócrates e o PS, a vitória no dia 5.
Para além do mais, têm aguentado estoicamente sem qualquer queixume a actuação vergonhosa das TV's - a SIC e a TVI, nos seus 4 canais, são verdadeiros tempos de antena permanentes do PSD, com directos apelos ao voto nesse partido.
E bem merecia o PSD uma pesada derrota, que enterrasse definitivamente o bando de mabecos que despudoradamente tem atacado Sócrates que, há tempos, teve um desabafo do género "eles comem-me vivo"!
Mas é verdade, a surpresa deles agora por não descolarem pode ser muito maior no dia 5, quando se virem completamente afundados!

Unknown disse...

A Irlanda, se decidissem retirar a "espuma da cerveja", poderiam concluir que não mudaram assim tanto.
Visto que o partido mais votado é da mesma área política que o anterior governo. Claro que o Labour Party subiu, mas ideologicamente não mudou assim tanto (o que mudará poderá ser atribuído, sim, ao Labour Party uma vez que foi para o governo em coligação).

Assim, e ganhando nós em Portugal como espero, poder-se-à considerar que os portugueses fizeram a mesma opção que os irlandeses - não mudar o seu estilo de vida. É só uma outra leitura da mesma situação...

Anónimo disse...

Apenas um pequeno senão: todos os países que "castigaram injustamente" os governos nas eleições têm um PIB per capita superior ao de Portugal. Portanto a conclusão que posso tirar, é que se esses povos fossem tão "inteligentes" como o Português eram ainda mais ricos????

Yotta disse...

Penso que em termos de campanha eleitoral, o PS, deve ser mais enérgico e ao mesmo tempo tentando explicar as razões para o afundamento das economias, ou seja, Portugal seguiu á risca as instruções da U.E, para ajudar a economia e a banca, não nos esqueçamos e depois temos um partido da oposição PSD, a não querer ver o que realmente aconteceu. Percebe-se o que o PSD quer, cada vez se percebe melhor.
Realmente esta nova(velha) equipa do PSD não aprendeu nada, ou melhor dizendo aprendeu: a Ser ULTRA LIBERAL