terça-feira, maio 10, 2011

Prós e Contras — Catroga, comentador de "O Dia Seguinte"



5 comentários :

praianorte disse...

O catroga estas em maus lençois, como essas falhas de memoria! Chego a ter dó do senhor.

Ze Maria disse...

Hoje na SIC "noticias" o Henriquinho Monteiro, escritor de livrecos da treta, dizia armado em "esperto de serviço" que devia ter sido pedida ajuda em Novembro. Como não disse em que ano e por este andar, ainda vamos ver alguém defender que devia ter sido solicitado socorro a alguém no dia em que nasceram.. Que me va a entender?

Manuel Pacheco disse...

Tenho pela terceira idade um carinho e respeito enorme não estivesse eu a caminhar para isso. Quando vejo uns cabelos brancos – o meu por enquanto é grisalho – olho para eles como um sinal de sacrifício, conhecimentos e de muita astúcia por resistir aos vários momentos de adversidade que este País outrora nos proporcionou.
Fui um dos excluídos. Acabei a instrução primária e passados oito dias – 18 de Julho de 1960 – não tive outra solução que não fosse ir trabalhar para uma fábrica de móveis. Não fui só eu. Dos trinta e poucos alunos da minha turma só três é que foram frequentar o liceu. Não por serem mais espertos que os restantes mas porque os seus pais podiam despender do pouco que iam ganhar e acarretar as despesas do ensino.
Mesmo assim o que aprendi na instrução primária: educação, comportamento, solidariedade, respeito pelos mais idosos, ainda hoje faço bandeira. Custa-me ver esta juventude que não respeita esses princípios. Fico perplexo quando vejo três jovens a andar num passeio todos a par e ver uma pessoa mais idosa e não cederem o lugar para passar tendo de ser essa pessoa idosa a arrumar-se para não ser atropelada por eles. Nos transportes públicos vão ali todos escarrapachados ocupando mais que um lugar e não verem que em pé e com bastante sacrifício vão pessoas que tudo fizeram para que eles usufruíssem destas condições - com sacrifícios que sabe Deus o que custaram.
Mas isto foi até ontem. A partir de hoje nada me admira desta juventude por que ao ver um senhor de cabelos brancos no programa Prós e Contras, com outro, uns anos mais novo e este lhe dar lições de civismo quando devia de ser o seu contrário. Sei que este senhor – de cabelos brancos - não passou pelas escolas que eu passei, não teve os mesmos professores, não teve de se fazer à vida cedo como eu, de ir para o trabalho descalço ou de “chulipas” – um cavaco com a forma da planta do pé com uma tira de couro onde entravam os dedos para as conseguirmos arrastar - se não era mais humilde.
Também não foi chamado à razão por Fátima Campos Ferreira. Não devia ter a falta de educação para com Silva Pereira e mais a mais com Carlos Coelho que era um convidado e não estava a defender a sua dama. Só uma coisa me faz compreender a atitude de Fátima Campos Ferreira. A de respeitar os cabelos brancos de Eduardo Catroga. Só pode ser.

jacinto gouveia disse...

http://www.youtube.com/watch?v=im9lzbI4yeA&feature=related Mas para ser respeitado é preciso respeitar o que nitidamente não aconteceu ontem com o vovozinho !

Teófilo M. disse...

É sempre um azar quando o Catroga é apanhado com as calças na mão a sair detrás dos arbustos...