quinta-feira, junho 09, 2011

Cozinhar o armistício: pontos já acordados

Que programa?”, pergunta-se no Público. E a resposta não tarda: “Este será o ponto mais fácil das negociações, porque não há divergências de fundo e o memorando da troika impõe soluções que vão para além de eventuais conflitos, como na taxa social única. Por isso delegaram esta tarefa em segundas linhas.”

O armistício está a ser cozinhado entre o estimável deputado Moedas e o vice-presidente Manuel Rodrigues, pelo lado do PSD, e o pelotão enviado por Portas: Assunção Cristas, especialista em direito angolano que o Público transforma em especialista em finanças e fiscalidade, Cecília Meireles, aparentemente especialista de ideias gerais (coordenadora do manifesto do CDS), Nuno Magalhães, o homem da segurança, e Mota Soares, especialista em assuntos sociais e laborais. A lavoura sofre o primeiro revés.

Não é possível ainda conhecer em detalhe as matérias em que o futuro governo pretende ir mais longe do que o acordo com a troika, mas é muito possível que as delegações já tenham chegado a acordo quanto ao seguinte:
    • Reafirmar a aposta no TGV, para atenuar os custos da periferia, até porque a Comissão Europeia recusa a transferência de verbas para projectos que não sejam das áreas de transportes ou de ambiente;
    • Considerar uma prioridade nacional a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa;
    • Repor a avaliação dos professores;
    • Acabar com os debates quinzenais, uma vez que agora há (é) que trabalhar;
    • Reformar a justiça, exonerando o procurador-geral da República, uma vez que não faz sentido que o cargo seja ocupado por um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça;
    • Comprometer-se a extinguir os governadores civis até ao termo da legislatura.

12 comentários :

Francisco disse...

Só um detalhe a avaliação dos professores continua em vigor.O tribunal constitucional declarou inconstitucional a suspensão.mas folgo que seja tão importante para o país a avaliação dos professores.

Anónimo disse...

Estou muito sensibilizado com a v/ preocupação com o que se passa no PSD e CDS!

Rennie... para a azia!

Anónimo disse...

Os debates quinzenais serão certamente uma miragem pois a incontinência verbal de Paços Coelho faz-me pensar que quem tem cu tem medo

Anónimo disse...

Se Fernando Nobre conseguir ser eleito para Presidente da AR , se calhar, nem debates haverá a fim de se evitar muita 'barraca'. Preocupado com o que se passa no CDS e no PSD , parece não estar ninguém. Agora que o que eles contratarem entre eles nos diz muito respeito, lá isso diz.

Aeme disse...

Então agora já há justificação para TGV e AEROPORTO ? Até cerca de um mês atrás o cacarejar do galinheiro CDS/PSD na Assembleia não sabia outra, mesmo lendo-lhes em voz alta o que dizia a Comissão acerca dos financiamentos e não transferencias de verbas.
Como só entendem/querem entender com vários meses de atraso, cheira-me a final de verão original.
Continuo a alertar para o "chavismo" do Sr Silva que agora até parece uma teenager com falta de "peso"......
Os ganapos estão lá todos.

escumalha nacional disse...

A surpresa não é nehuma, tudo vai ser respescado do governo de Santana, metem-lhe mais uns acepipes para tapar os olhos aos seus leigos apoiantes e toca a dança.

Preparem-se isso sim, para as colocações de centenas de boys ( os queques) distribuindo-os por tudo que seja de nomeação politica.

O assalto ao aparelho de estado é a telenovela mmais gostoso...de se ver.

Inácio disse...

Quais debates quinzenais...
O Passos com a língua em roda livre vai ser um fartar vilalagem de gafes.
Muitas delas serão corrigidas antes de chegarem a público pelas redações dos jornais do Belmiro e VCompanhia pelos

Farense disse...

O homem de esquerda nos anos bissestos e de direita nos anos comuns, nos intervalos médico subsidiado, nos outros empresario de sucesso no ramo hospitalar....nao conquistou Belém, mas ganhou a confiança do homem de Belém (no caso sempre o que se segue).

Mas n ganhou a confiança de Portas nem de um significativo numero de deputados do PPD. Do PS, espera-se que nem um!

Assim sendo, resta ao Coelho convidar Nobre para ministro da saúde.

Ele sabe da malária e de remédios baratos para os pobres!

Ora aí está uma forma de reduzir a despesa do Estado! Esperavam por esta sugestão?

Vá, tratem de negociar isto, já!

praianorte disse...

Corre por aí, se o criminoso for do PPD/Psd é um gajo porreiro, ou seja é um criminosos bom. Os outros, os maus, esses são do PS. Na minha opinião os que defendem os "bons" são tão bons como eles.

Joaquim Camacho disse...

Não tenho tanta certeza quanto à exoneração do PGR, pois o homem, antevendo mudança de ventos, vem tentado, ultimamente, agradar pelo menos a uma parte dos novos donos da bola. Veja-se o seu afã persecutório contra o jornalista da "Sábado" que cometeu o sacrilégio de um paralelismo entre a Fátima Felgueiras e o Isaltino Morais, por um lado, e o santinho da ladeira de Boliqueime, por outro!

Anónimo disse...

O Miguel é indiscutivelmente o melhor boguer da nossa praça. Parabéns.

Gabriel Osório de Barros disse...

Só uma nota em relação a Assunção Cristas. É especialista (doutorada) em Direito Privado e Professora Associada na UNL. Além disso, tem mostrado ser especialista na área de Finanças e Fiscalidade enquanto coordenadora do CDS na Comissão de Orçamento e Finanças, sendo a principal cara do CDS nessa área.