terça-feira, junho 14, 2011

Uma bomba ao retardador [3]

E como tapar o buracão criado pela redução da contribuição patronal para a segurança social? Bagão Félix (CDS) e Adão Silva (PSD) defendem, hoje no Público, que deve ser o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, que assegura as pensões dos portugueses, a suportar o corte na TSU.

Justifica-se que reproduza o que já aqui disse, quando Bagão Félix lançou uma agressiva campanha mediática em defesa do assalto ao pote da segurança social:
    1. Bagão Félix andou anos a fio a dizer que a segurança social estava falida. Nunca reconheceu o impacto da reforma da segurança social levada a cabo pelo PS. Agora que a segurança social está consolidada, vem de mansinho propor a sua desnatação. Amanhã, aparecerá provavelmente a defender o plafonamento e, depois de amanhã, dirá com a mesma cara que cada um que trate da sua reforma.

    2. Por outro lado, Bagão aparece sempre a falar em nome das gerações vindouras quando está em causa investimento público. Acontece que a sua proposta é, sem tirar nem pôr, uma forma de endividar as gerações futuras: enquanto ele critica investimentos que levam a contrair dívidas (mais despesas futuras), surge agora a pretender alienar os activos financeiros do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (menos receitas futuras). Por outras palavras, quer financiar um fluxo com um stock.

12 comentários :

Anónimo disse...

Tenho idéia de na última consolidação da segurança social ter ficado implícito um crescimento da economia de 2% ao ano.
Não me parece que esteja consolidada nessa parte, mas posso estar completamente enganado, claro.
Só mesmo esta nota.

Obg

@mal_disposto

mariana alcoforado disse...

Este Bagão, tentou levar à falencia a Segurança Social, no Governo PSD*CDS, com legislaçao que permitia a antecipação da reforma a partir dos 52 anos, sem penalizações.

Ele ja nessa altura, pretendia a soluçao seguros como alternativa ao sistema geral das pensões via Segurança Social.

Este homem de nariz adunco e ar salazarento, cheira a bafio, e ja tinha defendido o recurso ao Fundo de Estabilizaçao Financeira da Segurança Social numa entervista recente ao Diário Económico, como forma de tapar o buraco deixado pelo favorecimento às esportaçoes dos patrões amigos (TSU).

Esta campanha nos jornais lançada por Bagão Felix não passa de um ao ataque testado nos media, que a direita ultraliberal vai procurar fazer às nossas pensões e reformas.

Conjugue-se isto com o plafonamento pretendido e temos sem biombos nem subterfugios, o que estes senhores pretendem.

Todos os olhos serão poucos para combater esta medida.

Rabino disse...

Bagão Felix era incapaz de fazer uma proposta desta profundidade para o seu Benfica... por duas razões: Para ele o futebol é mais importante que o Pais. A segunda razão... é que os socios iam-lhe ao focinho,se ele se atrevesse a prejudicar o nosso glorioso...

Anónimo disse...

Paulo Portas como vice primreiro, tambem quer um palácio.
É a próxima bomba.

Anónimo disse...

Não tenhamos ilusões. A bem da Nação (deles) estes liberais encapuçados preparam-se para nos assaltar os bolsos!

Anónimo disse...

Quem foi o idiota que escreveu este post?
Endividar as gerações futuras???
ah!ah!ah!ah!
Ou és ignorante ou retardado mental!
Endividados pelo Sócrates já nós estamos até ao ano 2050, palhaço!
Investimento público?... mais PPPs???
Que tristes do car...!...

Anónimo disse...

Se queres a paz, prepara-te para a guerra.
Veremos se os bananas dos abstencionistas e da extrema esquerda terão coragem suficiente para se defenderem a si próprios?
Cada dia que passa estou mais convencido de que se eu deixar, tiram-me a reforma, a casa, o sustento dos meus filhos e batem-me e metem-me na prisão.
Meus amigos não há direitos adquiridos nas mãos destes reaccionários.
Tenho medo, e como tenho medo vpu-me defender.

António

Cipião, o Africano disse...

Somos muitos, António. Mais do que aquilo que eles imaginam (e gostariam).

Jorge Silva Paulo disse...

Ainda era capaz de tolerar os disparates - muitos, e de tipo técnico e político! - que se dizem por este blog; mas deturpar factos, e fazer processos de intenções, para conseguir mostrar aos apoiantes que se tem razão e que os outros são maus é uma técnica que coloca estes apoiantes de Sousa a par do pior que as ditaduras têm. São incapazes de discutir ideias, nem perceber o âmbito dos debates nesta matéria que correm por todo o mundo, por exemplo, no âmbito da OCDE (da qual tanto gostaram, quando o seu SG veio a Portugal há meses elogiar o Governo de Sousa, ainda que só em parte). É por nem quererem pensar no assunto, e muito menos discuti-lo seriamente, que os apoiantes de Sousa viram os economistas conceituados afastar-se de Sousa e do PS; e estes apoiantes, com esta atitude de cegueira e de obscurantismo, de fuga à discussão, não vão conseguir perceber sequer porque estão condenados à irrelevância - como os salazaristas e os comunistas estão também.

Miguel Abrantes disse...

Caro Jorge:

Quais foram os factos que este blogue deturpou?

Olimpico disse...

Jorge Silva Paulo, com todo o respeito. " Tiro-lhe o meu chapeu"...se conseguir com independência/honestidade, referir os "CRIMES" e os Criminosos do Cavaquismo e os "Crimes" e os Criminosos do "Socretismo"....Dou-lhe de bónus os BPN/BPP/BCP ( eles são os mesmos....mas....

Fale-me dos Fundos Europeus, da vinha e do vinho, dos barcos e das queimas, dos Jipes e das vivendas.... do ensino que não andou e da saúde que parou...ah o Centro cultural de Belém.!!!..pois...
Já tenho afirmado "aqui" não sou militante partidário, mas não sou surdo nem cego....e muito menos ingénuo......O País avançou mais, em todos os setores, no tempo do seu "amigo Sousa" do que nos restantes anos de democracia!!!!!Com atores de todos os partidos....

Cego, não é aquele que não quer vêr, NÃO!!! é aquele que não vê....
Sócrates não foi meigo com as corporações, e como sabe, os interesses, não têm ideologia e estrategicamente foram juntas para as diversas "barricadas". Sabe que até o "nosso" Presidente teve que optar, ( Ou reformas ou ordenado de PR....) Quanto ódio a Sócrates!!!... Pensar que vai ser possivel manter 20 "CAVALHEIROS"
a ocupar 1000 Mil empregos, é Sonho, que se vai tarnar peadêlo!!!...

Temo que a Europa, volte aos tempos negros da guerra....Pela aragem se vê a carruagem....Os ECONOMISTAS, agem como se a economia fosse matemática.. Oh Sr.Jorge, diga-lhes que não é!!!!
e já agora, aproveite e lembre-lhes que a Europa e o MUndo, estão falidos ( para não dizer uma asneira...) e isso não foi culpa de Sócrates.......Cps.

E passe muito bem... disse...

Jorge Silva Paulo, um conselho: nunca tolere disparates, nem tente ensinar a homilia ao padre. Olhe a direito para o firmamento, não para o dedo do sábio...