quinta-feira, setembro 22, 2011

Entre a propaganda e a censura [1]

As autarquias eram fiscalizadas pela Inspecção Geral das Autarquias Locais (IGAL). O Governo aproveitou a excitação reinante com a extinção de serviços públicos para fazer a IGAL em pó. O responsável da IGAL, um juiz desembargador, ficou estupefacto e decidiu publicar uma carta aos portugueses no site da instituição, na qual avisava que “a corrupção ganhou” e atribuía responsabilidades pela extinção a “uma poderosa associação de autarcas”.

O antigo empresário luso-cabo-verdiano-brasileiro Miguel Relvas cortou o mal pela raiz: mandou fechar o site da IGAL e exonerou o estupefacto juiz desembargador. Se esta situação tivesse ocorrido no tempo de Sócrates, faria manchete em todos os jornais. Hoje, o caso foi relatado numa página interior do Público.

ADENDA — A carta censurada pode ser lida aqui (por indicação do leitor E. Dias).

11 comentários :

Zé da Póvoa disse...

Agora ninguém fala em "asfixia democrática"?

Anónimo disse...

onde estão os moralistas anti-corrupção? onde está o correio da manhã e outros pasquins?

Sousa Mendes disse...

Mais,o Desembargador diz que foi demitido pelo anterior Presidente da Câmara de Penela por ele fiscalizado e que exerce actualmente o cargo secretario de Estado da Administração Local!
Promiscuidade! Qual, quê! O fiscalizado pode agora arquivar qualquer processo que tenha sido levantado pela sua gestão na Câmara! Boa Relvas. Qual asfixia! Actuação `a gangster! Meteste-te connosco agora vais pagá-las como exemplo para os outros!

Anónimo disse...

Indescritivel...alguém têm de tomar posição. E a comunicação social de assalto!

Anónimo disse...

Há link para a página no público?

Carlos Domingues disse...

Link só para assinantes:

http://jornal.publico.pt/noticia/22-09-2011/inspectorgeral-da-administracao-local-afirma-que-corrupcao-ganhou-e-e-exonerado-23027484.htm

Anónimo disse...

Neste link AINDA se pode ler a mensagem na íntegra:

http://downloads.sol.pt/pdf/igal.pdf
E.Dias

Rosa disse...

Este homem devia estar num lugar que eu cá sei...só não o digo por uma questão de princípio... mas é bom que se saibam estas coisas que são escondidas pelos Media ou colocadas num cantinho com pouquíssima visibilidade.

Anónimo disse...

Este relvas é um autentico bandalho. Quando a população acordar para a vibora que deixaram á solta já não vai restar nada ao apís senão migalhas...

Anónimo disse...

No Jornal de Negócios também pegaram nisso:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=507357

Marques disse...

Não vejo problema:

1) A IGAL falhou na sua função, como se pode verificar pelo crescimento da corrupção.

2) Se falhou, nada mais natural do que acabar com ela