sábado, setembro 03, 2011

Paulo Macedo à TVI: “Pode não haver o mesmo número de transplantes”



O presidente, João Rodrigues Pena, e a coordenadora nacional da Autoridade dos Serviços do Sangue e da Transplantação, Maria João Aguiar, pediram esta sexta-feira a demissão em protesto contra as intenções do ministro da Saúde de cortar as verbas daquele organismo.

As demissões surgem na sequência das declarações "absolutamente desastrosas" do ministro da Saúde, Paulo Macedo, em entrevista à TVI na quinta-feira à noite. Questionado sobre se os transplantes estariam em risco, o ministro Paulo Macedo admitiu que "pode não haver o mesmo número de transplantes", explicando que é preciso perceber se o País "pode sustentar o actual número de transplantes" (cf. CM).

«O que nos chocou foi a insensibilidade com que o senhor ministro, enquanto médico, aceitou a diminuição dos transplantes, dos quais depende a vida do doente», disse João Rodrigues Pena, acrescentando que «apesar do bom número que conseguimos, ainda morrem doentes em listas de espera». «Não posso aceitar que pessoas com este tipo de comportamentos e de ideias sejam responsáveis pelos nossos doentes», acrescentou (cf. TSF).

Enquanto médica e enquanto técnica para mim isto é absolutamente inaceitável", disse Maria João Aguiar, acrescentando que "é muito difícil para os médicos aceitar que haja doentes que se podem salvar e vão morrer porque o país está em dificuldades económicas. Digam então às famílias dos doentes que temos de fazer cortes económicos para salvar o Serviço Nacional de Saúde e terão que morrer doentes" (cf. DN).

7 comentários :

Planetas - Bruno disse...

Afinal é gordura ou transplante? a gordura tem mais de ver com lipo!

MFIGAS disse...

Há algo de muito podre no Governo quando ouvimos o Primeiro Ministro dizer que não podemos taxar as grandes fortunas para impedir a fuga de capitais e, na mesma semana, ouvimos o responsável pela saúde dizer que os portugueses vão ter de se contentar com menos transplantes porque não há dinheiro.
Isto é uma vergonha e, em qualquer país decente, devia ser suficiente para se exigir a demissão do governo.
Onde é que está a oposição?

Ans Matos Pires disse...

Comentário ao lado, o Paulo Macedo não é médico.

Anónimo disse...

Ninguém se importará até se ver na situação de ter de levar um transplante para sobreviver e continuar eternamente na lista de espera porque não há dinheiro...A saude não é um negócio nem uma empresa, quando irão estas sumidades do neanderthal perceber isso?!

São disse...

Sim, não haverá transplantes para os pobres( para esses só existem impostos) , mas para o ministro e família e amigos haverá...e até poderão ir ao estrangeiro.

Saudações

Anónimo disse...

se o doente for da família deles, o transplante faz-se !
e tem este tipo lata de mandar rezar misssas, não teme a justiça divina em que diz acreditar ?
olhe, sr. ministro, a justiça da vida ( chame-lhe de DEUS se quiser ) pode tardar, mas NUNCA perdoa.

mariana alcoforado disse...

Ola, SÃO: eles podem fazer os tranplantes que quiserem porque dinheiro n lhes falta.
Já agora, aproveitem, para fazerem um transplante do cérebro...e do coraçao!