- ‘O meu gosto pela crítica tem quatro décadas. Encontrei há tempos um papel que escrevi para mim mesmo aos 14 anos, em 1971, e no qual fazia uma apreciação crítica a respeito da RTP e da sua audiência. (…) só no PÚBLICO pude desenvolver o meu estilo de crítica. Desde o início que decidi pôr em prática no Olho Vivo princípios como estes: (…) a crítica deve respeitar a actividade criticada, não sendo leviana nas apreciações; (…) o crítico não insulta e não odeia; a crítica deve ser, como qualquer outra actividade, baseada no princípio ético de que visa o bem; um crítico, por natureza, deve estar "ao lado" do leitor abstracto, e não "ao lado" dos poderes; a crítica só tem interesse se acrescentar alguma coisa ao que o leitor já sabe, devendo por isso ser informada, reflexiva e culta; dado que todo o conteúdo se apresenta pela forma, o texto crítico deve ser bem escrito, atrair pelo estilo, em prosa enxuta.’
sexta-feira, outubro 28, 2011
Aqui jaz o Olho Remelado (1995-2011)
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
3 comentários :
O Correio da Manha (sem til obviamente)a critica é o Socrates . o Socrates deve estar enterrado a sete palmos devem continuar a falar nele nos primos e no tio.
Eu prevejo que o Ministro das Finanças da altura penhorou algum yate.
A RTP não percebo nada, sei ´que é uma merda..."fugo" da RTP como o burro foge do cigano...vai atraz das concorrentes e entra no jogo delas - Quem lídera tem o seu mercado...os outros que remam.
O Olho Morto!
Enviar um comentário