terça-feira, outubro 18, 2011

Da série “Alto e levantem os braços, isto é um assalto” [2]

Não tendo sido actualizados os escalões das tabelas do IRS no Orçamento do Estado para 2012, há um agravamento automático da tributação, que será igual ao valor da inflação.

2 comentários :

delfim gomes disse...

Se os escalões das tabelas do IRS não foram atualizados e se os contribuintes vão auferir/declarar menos rendimentos , como resultado da espoliação a que estão sujeitos ao ser-lhes retirado o subsídio de férias e de natal, a consequência devia ser que os rendimentos declarados ficariam englobados em escalão inferior. Falta saber se o agravamento automático da tributação por força da correcção da inflação , anula ou agrava aquele “efeito”. Estarei errado ? Caso possa, agradecia que detalhasse

Miguel Abrantes disse...

Caro Delfim Gomes,

Este post tem de ser visto em termos globais. Os 1.000 euros que um trabalhador recebe este ano não são os mesmos 1.000 euros que receberá para o ano. Se os escalões de rendimentos não são actualizados, há naturalmente um agravamento da tributação. A situação particular dos trabalhadores do Estado é diferente, porque o Governo lhes retira já uma fatia significativa dos rendimentos.