quinta-feira, dezembro 01, 2011

O mal radical: o OE2012?

Nota-se que o ministro Gaspar é um homem culto. Por isso se distingue num governo cinzento e com pouco brilho intelectual. É economista mas, diz a Visão, lê Kant e Rawls. E no caso de VG deve ser verdade, ao contrário do chefe do governo. Mas não devia ler e citar apenas o que lhe convém politicamente. Aqui vai, pro bono, uma ajuda para a reflexão pessoal e, já agora, para impressionar as hostes partidárias na próxima sessão de esclarecimento:
    ‘(...) o homem (inclusive o melhor) só é mau em virtude de inverter a ordem moral dos motivos (...) há no homem uma inclinação natural para o mal; (...). Este mal é radical, (...) [e] ai do legislador que, pela boa acção, pretendesse levar a cabo uma constituição orientada para fins éticos! Efectivamente, produziria assim não só o contrário da constituição ética, mas também minaria e tornaria insegura a sua constituição política.’
      Kant, I., A Religião nos Limites da Simples Razão, (Trad., A., Morão) pág., 43-44, 111.
    Afonso

5 comentários :

james disse...

É intelectual como o primo.

De facto, não há nada como numa tarde de Outono ler citações de Kant.

Enche-nos mais a alma do que ligar qualquer TV.

É pena que se aplique a Vítor Gaspar o aforismo:"Olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço".

Anónimo disse...

Com Kant ou sem ele, o que é certo é que um canta e o outro desencanta, agora escolha o primo e verá que acerta.

james disse...

É família que não aprecio. As minhas escolhas não têm nada a ver com esta gente.

Anónimo disse...

Estou Seguro de que talvez Vítor Louçã Rabaça Gaspar leia Kant. No caso dele e de muitos ex-Alunos da Católica, porém, a "cultura" que ostentam é um artefacto com bom aspeto por fora mas de plástico na essência, porque lhes terá faltado o fundamento basilar de toda e qualquer Cultura digna desse nome: começar por interiorizar alguns textos bíblicos fundadores da própria noção de Civilidade culta, a começar por certas Epístolas de S. Paulo (ou Saulo).

A toda uma geração de homens "cultos" com crânios de silicone, consciências de níquel e almas de plástico, teriam feito muita falta estas Leituras no tempo justo. Agora é tarde e o comboio já saíu da estação...


Dietrich Schwanitz.

Zé da minda sempre disse...

Louçã e gaspar,são tipo rato e o gato...de ambos não espero nada,por muito que um mie e que o outro nos roia a vida.É uma familia irrealista e para agravar o problema, ainda é fundamentalista..