domingo, janeiro 29, 2012

Da mentira colossal aos truques orçamentais

O Diário Económico não deu destaque a este artigo de Pedro Marques, intitulado “Bem prega Frei Tomás”, que encontrei, por acaso, reproduzido no Facebook.

Nele se desmonta a mentira do chamado “desvio colossal”:
    ‘No dia 24 do corrente mês, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) do Parlamento, procedeu à análise independente da execução orçamental de 2011 em Contabilidade Pública, conforme publicada no boletim da Direcção-Geral do Orçamento (DGO).
    Impõe-se, antes de mais, uma primeira conclusão: a despesa pública efectiva em 2011, em Contabilidade Pública, oficializada pela DGO, ficou 1.440 milhões de euros abaixo do valor total de despesa previsto no Orçamento de Estado Inicial de 2011. Ou seja, não se verificou qualquer desvio orçamental nesta despesa, como durante meses quiseram fazer crer aos portugueses.’

Depois, Pedro Marques faz referência a dois truques orçamentais do ministro das Finanças:
    ‘Primeiro, no Orçamento de Estado para 2012, a apenas três meses do final do ano de 2011, e portanto com tanta informação relevante disponível, foi empolada em 1.713 milhões de euros (1% do PIB!) a previsão de despesa de 2011 em relação ao que se veio a verificar, por forma a sustentar a narrativa do desvio da responsabilidade do Governo anterior. Este truque sustentou também uma sobre-orçamentação imediata para 2012 da despesa global em valor da mesma ordem (devido ao efeito de base), deixando assim ao Governo um bom conforto para a execução de 2012, mas à custa de cortes de apoios sociais e salários dos portugueses. O Governo sempre negou este facto agora tornado público.

    Segundo, o Governo revelou-se diligente a empurrar para 2012 receitas não-fiscais previstas pelo anterior Governo para 2011 (concessões e venda de património, nomeadamente), num valor de cerca de 750 milhões de euros. Assim o Governo reforçou a narrativa do desvio em 2011 (neste caso, por "falta" de receitas), aproveitando para melhorar a execução de 2012. As receitas ‘one-off', que foram reputadas por este Governo como uma prática errada, agora já são admitidas no novo ano, como documenta a análise da UTAO e um documento do Ministério das Finanças que foi conhecido publicamente há poucas semanas.

    O problema para o ministro Vítor Gaspar é que estes truques não fazem nada bem à credibilidade da sua política orçamental, já tão afectada pelo conteúdo do documento acima referido, que circulou de forma restrita em Conselho de Ministros e acabou por ser tornado público. Neste documento, o Governo assumia, ainda antes do ano começar, um desvio na execução orçamental de 2012 de cerca de 2.148 milhões de euros, devido à péssima condução da transferência dos fundos de pensões do sector financeiro para o Estado.’

7 comentários :

Anónimo disse...

Os assessores direitolas bem podem vir com a conversa da herança...está a vista de todos o quão incompetente é este governo e, em especial, este ministro das finanças.Só quem é cego por convicção insiste em não vêr o céu da mesma cor que já todos vemos.

Anónimo disse...

Em face do que é descrito, só me admira é estar tudo tão caladinho! Onde é que estão os media a falar do assunto? E essa caterva de "economistas" tão "inteligentes" e mesmo o Sr. Louçã? Espero que o PS afronte o ministro e o PM com isto. É imperioso e urgente!

Anónimo disse...

Anónimo de Dom Jan 29, 06:19:00 PM,

O PS afrontar o PPC?

Vc aterrou, vindo de Marte?

Ganhe juízo e deixe de ser fanático. Até parece um lelo (do Porto e da Feira do Relógio).

Olimpico disse...

OH anónimo das 6,39 H. É mesmo necessário que o PS ( José Seguro ) afronte PPC ??

Não anónimo. O Confronto vai ser entre o Psd do BPN/BPP e o Psd do Passos e Relvas mais Gaspar, ""Testas de Ferro" do Capitalismo Internacional!!!!

Eu bem ando avisando, as "TROMPETAS" cada dia que passa, são mais "barulhentas" elas vão confrontar-se....e quem mais vai sofrer ?...diga lá você anónimo.

Anónimo disse...

Está tudo caladinho porque a comunicação social é pertença exclusiva da direita, neste pais.
A liberdade de expressão há muito que foi cortada aos jornalistas, mesmo quando estes fedelhos eram oposição.

Anónimo disse...

Olímpico,


Desculpe-me mas você além de ser tendencioso é mesmo "naif".

Então o que é o PSD/BPN, capitalismo de capoeira ou de pocilga?

Trompetas? Tenha tino e não se arme em núncio, arcanjo ou querubim.

[repare na contradição dos comentários "Espero que o PS afronte o ministro e o PM com isto. É imperioso e urgente!"]

Anónimo disse...

Ó alminhas neo-liberais, não vêdes que os "Balsemões", os "Oliveiras", os "Belmiros" e todos os seus servidores (melhor: servilistas) só sabiam "bufar" com era com o anterior Governo? Já agora: não são só precisas trombetas, são necessários tubas, trompetes, bombos e todas as gaitas e campainhas para, como dizia o Fanhais: "...é preciso avisar toda a gente... dar notícias, informar, prevenir...