domingo, janeiro 29, 2012

“Equipas especiais foram um desaforo”

Alberto Pinto Nogueira, procurador-geral distrital do Porto, em entrevista ao JN:
    A sua autonomia foi posta em causa com a nomeação de equipas especiais de Lisboa para investigar no Porto?
    Isso foi um desaforo. Doeu-me. Vocês nunca viram uma equipa especial do Porto nomeada para investigar crimes em Lisboa. Porquê? Mais: nos 400 magistrados do Norte não havia nem um competente? Os competentes eram só de Lisboa? Atenção que até vivi 20 anos em Lisboa e gosto de Lisboa. Relativamente à do futebol [chefiada por Maria José Morgado, para o Apito Dourado], era todos os dias notícias nos jornais e televisões, mas na hora certa ninguém pediu contas. Quantos processos chegaram a julgamento? E condenações em 80 processos? Zero! Quanto dinheiro se gastou? Ninguém fez contas e ninguém as pediu...

    E os “crimes da noite do Porto”?
    Essa designação ofende-me. Porque sou do Porto e o Porto não é uma cidade de criminosos. É que ninguém diz crimes da “noite de Lisboa”... É inadmissível. Como se o Porto fosse Chicago dos anos 30. Em Lisboa, há crimes mais graves e ninguém descobriu nem criou equipas especiais... Por outro lado, nesses processos houve condenações. E quem investigou foram o DIAP e a PJ do Porto. No dia seguinte, por acaso, veio uma procuradora de Lisboa e uma operação com200 pessoas foi como se tivesse sido feita por ela. Quem acreditou ou acredita nisso? Depois, os que a equipa especial mandou prender foram todos absolvidos.

3 comentários :

Anónimo disse...

Teria sido melhor que o Pinto Nogueira o tivesse dito ao Pinto Monteiro na altura.

Anónimo disse...

O provincianismo está latente não está ?
Foram os procuradores de Lisboa que absolveram os arguidos ?
Porra com tipos destes como podemos esperar que os nossos Tribonecos façam JUSTIÇA!!
Será que não houve condenações porque eram procuradores mouros que os tinham mandado prender ?

Anónimo disse...

Assim se percebe melhor porque nenhum processo tem um fim convincente. Uma guerra entre procuradores 'sulistas' e nortenhos.Algo está pôdre nesta República (que até aparece)das bananas.