sexta-feira, janeiro 06, 2012

A mentira como modo de vida

      2012 será o "ano de viragem económica para o país"
        Passos Coelho, hoje, na intervenção de abertura do debate parlamentar quinzenal

Daniel Amaral demonstra como Passos Coelho é capaz de mentir sem corar:
    ‘Como já tive oportunidade de referir, o PIB nominal de 2012 vai ser inferior ao de 2011, dado que a queda em volume excede o deflator do produto. E, sendo assim, se excluirmos a almofada dos impostos e dos subsídios que o Governo já acautelou, as receitas de 2012 serão inferiores e as despesas no mínimo iguais às de 2011, o que coloca o défice acima dos 7,5% do PIB. Como aquela almofada não chega, nem de longe, para o fazer regredir até aos 4,5%, percebe-se que a festa está estragada.

    O cenário é complexo, porque sugere a ideia de que o Governo não nos tem dito a verdade. É um facto que se comprometeu com a ‘troika' a um défice não superior a 4,5% do PIB em 2012, sem recurso a medidas extraordinárias. E é óbvio que, sem medias extraordinárias, este objectivo não será exequível. Então, para o Governo, uma de três: ou falha o compromisso; ou recorre ao que não deve; ou ataca uma vez mais os contribuintes, à revelia do que sempre prometeu. Entrou num beco sem saída.

    Como é que vai descalçar a bota?’

8 comentários :

Anónimo disse...

Falhando o compromisso.
Gaspar já colocou a hipótese.
Quando chegar a altura, para um governo que está habituado a mentir e a arranjar bodes expiatórios, arranjar uma desculpa para o incumprimento vai ser "piece of cake".Quem se vai lixar serão, mais uma vez, os contribuintes da classe média e média baixa.

José Neves disse...

Caros,
Estes governantes acusavam Sócrates de mentir e mesmo quando as palavras correspondiam aos factos visíveis e comprováveis,chamavam propaganda. E até, muitas vezes tinham de concordar tal era a evidencia dos factos.
O caso agora é muito mais grave e mudou radicalmente. Os actuais governantes não conseguem dizer uma verdade, uma única sequer: se o anterior governo mentia às vezes este agora mente sempre sem dó e sem vergonha.
Este governo é uma organização de falsificadores de realidades evidentes e sentidas pelo povo: é um pavor.

Anónimo disse...

Claro que é o ano da viragem - vamos passar de Lixo para Esterco.

Anónimo disse...

Ai descalça...descalça, com as aldrabices do costume!

Anónimo disse...

Ler o post:

A crise europeia vista do hemisfério sul,

de Carlos Barbosa de Oliveira, in

http://cronicasdorochedo.blogspot.com/

Para a Posteridade e mais Além disse...

A política como modo de vida?
Isso é excesso de assumição....

Tino de Rans era Maçon? disse...

Ou era só calceteiro

O arquivo do partido tem a hierarquia dos irmãos?

Anónimo disse...

A diferença entre o governo de Sócrates e o de Passos Coelho é que o anterior mentia de vez em quando; este só não mente de vez em quando.