terça-feira, janeiro 17, 2012

Standard & Poor's, austeridade e Gaspar

Le Monde, amanhã


Uma coisa é discutir a quem servem as recomendações que as agências de rating publicam; outra coisa é conhecer os fundamentos das suas recomendações. Ora, a mais recente tomada de posição da S&P sustenta uma coisa óbvia: as violentas medidas de austeridade tomadas em vários países da zona euro aprofundam a recessão e, sem crescimento económico, não há dinheiro para pagar dívidas.

O João Galamba explica aqui e aqui o que está em causa — e, de caminho, não deixa de fazer alusão à estranha reacção de Vítor Gaspar, que, em vez de aproveitar a deixa e usar a S&P como aliada para defender mudanças na política europeia, mantém-se inflexível na defesa das posições da dupla Merkozy.

2 comentários :

arebelo disse...

Ouvi ontem o J.Galamba e o obeso Amorim que por sinal apanhou uma ensinadela memorável,e supremo escândalo,o Galamba disse que S&P estava cheia de razão na notação em causa e explicou porquê.E só o tal obeso que estava a milhas de ouvir o que ouviu é que ou não entendeu ou tinha ordens para não entender.E torceu-se todo com as oportunas críticas ao amarelento das finanças.

Anónimo disse...

Claro que a S&P tem razão... só é pena o sr Galamba não ter sido tão esclarecido ao longo dos ultimos seis anos e não ter avisado o querido lider do resultado que as suas politicas iam ter a médio prazo... mas como sr Galamba ao longo dos ultimos seis anos (altura que se aumentou a divida publica em 50% e que se começou o programa de austeridade e se assinou este que está a ser implementado) não disse nada... mostra como o que o sr Galamba diz não vale muito ou nada.