sábado, março 10, 2012

O milagre da multiplicação de camas



Lê-se no DN (p. 18): “Transformar os quartos individuais dos lares sociais em duplos, os duplos em triplos, e aumentar o limite de residentes vai permitir ganhar mais dez mil lugares para idosos. A estimativa é do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (MSSS) e o objetivo é dar resposta aos cerca de 15 mil idosos que atualmente desesperam por uma vaga à medida da respetiva pensão. A novidade será anunciada hoje pelo ministro Pedro Mota Soares. Como já tinha sido feito para as creches, o MSSS consegue aumentar a capacidade de resposta aligeirando as exigências: diminui o espaço necessário para cada idoso.”

Como se consegue este milagre? Assim ou coisa parecida:

9 comentários :

Anónimo disse...

Estas novas vagas não vão ser comparticipadas pela Segurança Social. Duvido que todos os idosos comsigam pagar por inteiro o preço dos lares.

Maria

josé neves disse...

Exagerando, como diriam os franceses, se o bacano espaçóme(a)treiro mota soares fizer aos velhos e velhinhos de Portugal o mesmo que os industriais de conserva fazem às sardinhas, o génio-alarga-espaços, aquele pobrezinho de lambreta que anda de topo-de-gama por que Sócrates o obrigou,faz um brilharete à pp poupando milhões e milhões nos lares e na segurança social.
A solução ideal para o sucesso do gaspar e deste governo.

arebelo disse...

Ou seja,o lambretas receita aos idosos um empilhamento preparatório dos jazigos.Depois dos armazéns para a criançada é mais uma medida que atesta o desvelo social dos chamados democratas cristãos.

maria silva disse...

Ainda não esqueci a exigencia de fecho de lares de idosos,quer por falta de condições,quer por lotação exagerada.Como tudo muda quando se passa da oposição ao governo..........Este Paìs está a perder tudo o que possa ter um cheirinho a qualidade.Claro que quém tem dinheiro não precisa de se preocupar,há comdominios de luxo para satisfazer os mais exigentes.

Anónimo disse...

Acredito que nalguns casos as exigências fossem muitas. Descabidas direi mesmo.Agora, importa que as condições se mantenham, ao nível da dignidade que todas as pessoas merecem.Uma coisa me faz confusão:se a Segurança Social não vai comparticipar - também não comparticipa com as crianças que resultaram do aumento de vagas - quem é que vai pagar pelos pobres?As instituições?Não creio que consigam arcar com toda a despesa.

Anónimo disse...

E... já agora porque não fazer as camas no chão sempre era mais seguro para alguns com dificuldades motoras e poupavcam-se alguns divãs que já não são assim tão baratos

Um Velho deste" novo "pais disse...

Num quarto de um passa para 2 de dois passa para tres.resumindo duplicam a lotação,com as mesmas instalaçoes.

Anónimo disse...

Esta medida do ministro da vespa não pode ser vista com muita ligeireza, por quem nao conhece o assunto. E falo do que sei!

Nestes últimos anos, tal como a Parque Escolar construiu escolas de luxo, foram construídos Lares de luxo! A exigências legais eram tantas e tão abusurdas, que um equipamento que poderia ter ficado por 1 ME (para 40 camas) fica sempre acima dos 2 ME! Não é exagero.

Agora, depois de concluídos, verificou-se que (no caso que conheço), que não existem quartos para casal, só quartos duplos e simples. Pior, ainda, os quartos simples têm as mesma dimensões dos quartos duplos, mas por "exigência legal", não podem ter duas camas!

Mais, ainda, há casos nos quais para ser considerados "quartos duplos" faltam 2 ou 3 cm, e a Segurança Social não legalizava esta situação, por "falta de condições legais". O que acima está dito é verdade e pode ser cofirmado. Conheço documentos/informações que ridizularizam o comportamento dos serviços da SS, baseados nas exigências legais de países ricos.

Enfim, espera-se que não haja agora exageros, mas esta simplificação tardava, sendo o econhecimento de erros legislativos de há muitos anos.

Lares de 6 estrelas, com mensalidades a 100 euros! Assim, não são sustentáveis.

Cts.

Anónimo disse...

Exacto!
Mas eles continuam a insisistir que não haverá duplicação de lotação com as mesmas instalações...São tão engraçadinhos, vê-se que têm consideração pela nossa inteligencia...