quarta-feira, março 14, 2012

A palavra aos leitores — A claustrofobia democrática e o SNS

Comentário de um leitor na caixa de comentários deste post:
    ‘Ao ouvir as notícias quando me deitei na noite passada, no noticiário da meia-noite da Antena 1 dava-se conta de um acontecimento em Chaves: uma senhora teria falecido na sequência de problemas cardíacos por falta de assistência. O Serviço de Cardiologia de Chaves foi encerrado no início deste ano, o Hospital de Vila Real não tinha vaga, e quando o helicóptero do INEM chegou, duas horas depois, a paciente já se encontrava sem vida.

    Tudo isto decorre de má gestão, improviso e irresponsabilidade. O PS reagiu, o PCP reagiu, o Presidente da Câmara de Chaves também. Este é um dos primeiros (graves e muito preocupantes) sinais da destruição do SNS que Sócrates previu durante a campanha eleitoral. Não era alarmismo, era visão do futuro.

    Qual não é o meu espanto quando hoje, ao ouvir o noticiário das 8 da manhã na mesma Antena 1, constatei que a notícia tinha desaparecido do alinhamento.

    Foi opção editorial por se ter esgotado, numa madrugada, o interesse da notícia?

    Foi o spin a funcionar 24/24? Mais um "relvismo"?

    Dúvidas, dúvidas...’

8 comentários :

arebelo disse...

Para lá de censura pura e simples que é arriscada face à multiplicidade dos meios de comunicação,há e está em funcionamento a "auto-censura"o receio pela estabilidade do lugar de trabalho e o do registo de maus comportamentos para "memória futura".O Goebbels da propaganda tem sido eficaz e o caso em apreço é a todos os títulos exemplar.

Rabino disse...

Pergunto,a RTP deu esta Noticia?

Anónimo disse...

Vergonhoso!

Luís Lavoura disse...

Eu costumo ouvir os noticiários da Antena 1.
Os alinhamentos noticiosos são SEMPRE diferentes da noite para a manhã seguinte.
Logo, este caso nada tem de especial.
Eles têm o cuidado de de manhã fornecer sempre notícias frescas, isto é, diferentes das do dia anterior.

Anónimo disse...

São gajos como este LLavoira que fazem o Governo acreditar que vale a pena tratar os eleitores como deficientes mentais.


Ass.: Um sarnoso membro da "corja socrática", com MUITO ORGULHO. Ouviste bem, arrastadeira paneleira?

Anónimo disse...

O Lavoura têm cartão partidário e percebe-se bem ao que vêm. Incapaz de perceber a realidade a outras cores que não sejam o laranja, leva a opiniões como a que explanou acima.
Enfim, pior cego é aquele que não quer vêr.
Já agora pergunto se em vez do governo em que votou lá estivesse o do PS qual seria a sua reacção ao desaparecimento da noticia em causa? Já agora , esqueceu-se de quantas vezes por dia foi manchete de noticias na rádio e na TV o fecho de maternidades durante o reinado de Socrates?Ah, mas agora noticias do mesmo género, ditas á socapa em jornais de fim de noite já lhe parece perfeitamente normal.
Esta malta não se enxerga...

Anónimo disse...

A socratice por aqui anda um bocado ressabiada fala de censura, tadinhos nunca a fizeram, e claro usam a demagogia como arma de arremesso e nos comentários o insulto.Fico triste p+ois pensei que eram mais inteligentes mas enfim temos pena.

S. Bagonha disse...

Ó arrastadeira anormalóide das 04:42, diz lá quais foram os casos de censura à informação que tenham sido feitos pelo governo de Sócrates.
Pena temos nós de ter que levar contigo diariamente a bolsar aqui disparate atrás de disparate, porque dessa coisa que tens em cima dos ombros nada sai que jeito tenha.