quinta-feira, abril 05, 2012

'O ódio a Sócrates é um verdadeiro "case study" que devia ser tratado nas Universidades'

Leonel Moura, A natureza do PS:
    'O governo PSD/CDS está em funções há meses, a maldade também já vai farta, e apesar disso, José Sócrates e o Partido Socialista continuam a estar no centro da vida política nacional. Sócrates porque convém à direita e a uma multidão de tresloucados. O PS porque é da sua natureza.

    O ódio a Sócrates é um verdadeiro "case study" que devia ser tratado nas Universidades. Embora em muitos casos seria melhor que o fosse também nos manicómios, tal a insânia de tantos que espumam da boca só de ouvir pronunciar o seu nome. Sócrates é o bode expiatório por excelência para a direita no governo. Qualquer coisa que corre mal e a culpa é, foi ou será "do Sócrates". Desde o desemprego galopante à ausência de chuva. Desde a falta de dinheiro no bolso nos portugueses ao excesso dele pago a grandes empresas em rendas e outros esquemas.

    Embora este ódio resulte, na maioria dos casos, de um mecanismo de imitação, repetido "ad nauseam" por jornalistas, comentadores, conversas de café e afins, existe um fundo político. Sócrates ousou ter grandes ambições para o país e há quem não lhe perdoe. A mediocridade e o Portugal dos pequeninos são mais reconfortantes para muita gente.'

15 comentários :

Anónimo disse...

Que este Governo esteja empenhado, com inegável denodo, em nos convencer que consegue ser pior que Sócrates, é indesmentivel.
Nem Sócrates, no seu melhor, conseguia fazer o que PPC anda a proclamar em relação ao ano de retorno dos subsidios.
Isso não invalida, contudo, que Socrates tenha sido mau gestor da coisa publica.
Digamos, para simplificar que estão bem um para o outro.
Mal está o desgraçado do País, e nós, que estamos entregues á bicharada !!!!!!!!!!!!!!!!
Falar em Democracia só pode ser piada !!!!!!!!!!!!!

Júlio de Matos disse...

Muito bem!

Anónimo disse...

grandes verdades!

Anónimo disse...

grandes verdades!

Fernando Romano disse...

Para além de comentaristas, analistas, etc., há uma outra campanha miserável contra J. Sócrates, direcionada aos adolescentes e jovens, nas salas de aulas do ensino secundário, pela boca de muitos professores, não só de direita, mas também da esquerda ligada ao PCP. É uma pouca vergonha!

Os alunos que, por opção própria ou influência familiar, nutrem simpatias por Sócrates, calam-se por receio que esses professores lhes baixem a nota.

"Há muitos professores que nas aulas só dizem mal de Sócrates", desabafam muitos adolescentes junto de pais e avós, enquanto se houvem notícias e comentários nas televisões, em casa, sobre o ex-primeiro ministro.

Anónimo disse...

Quem é Negociou? os garotos que nos governam, fazem-no ao sabor da Merkel

Vergonha - Fazem de nós um País Africano e não é todos.


Mas, o Sócrates que desenvolveu tecnologicamente e a investigação o País, é que é culpado?

Fez-se ivestimento na investigação e no ensino que não há memória.

Acham mal? ou querem mais?

Anónimo disse...

Duarte Lima

QUE PAÍS É ESTE !!!



> Qualquer desgraçado que deva ao fisco meia dúzia de cêntimos, bloqueiam-lhe logo a conta bancária, e até lhe confiscam o miserável do ordenado. Para esta "gente" não se faz nada !!! ????? Até na prisão onde ele está agora, tem tratamento de VIP, os outros presos, tem tratamento que merecem, porque são delinquentes.!!!



E é este artista que tinha um blogue com passagens biblicas para debate ... !!!



Desde os anos 80 que Duarte Lima está envolto em negócios e em contradições. Enriqueceu rapidamente e, apesar dos rendimentos inexplicados e de aparentes esquemas para esconder o património, nunca foi acusado pela Justiça



BOLSA

Esta é a versão de Duarte Lima para ter começado a enriquecer: em 1987 apostou 20 mil contos (€100 mil) na B! olsa de Lisboa.Em dois anos..., terá tido 80 mil contos de lucro líquido, aproveitando a euforia dos mercados.


VIA VENETTO

Nesse ano, o advogado compra um andar de luxo no edifício Via Venetto, situado na avenida João XXI, em Lisboa (antes vivia num modesto andar em Linda-a-Velha, que venderia por 8 mil contos em 1989). Com uma área de 300m2. Lima disse que o comprou por 36 mil contos. O construtor afirmou que foi por 50 mil contos. Nunca se soube ao certo o valor real. O advogado não celebrou o contrato de compra e venda e, aproveitando um buraco na lei, também não pagou o imposto de sisa. O Via Venetto é do construtor José Cristóvão, que se recusou a falar ao Expresso.


DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS

Na declaração de rendimentos entregue ao Tribunal Constitucional (TC) em 1991, mantém como património o apartamento de Linda-a-Velha (que já tinha sido vendido) e uma moradia em Miranda do Douro, que tinha comprado para a mãe em 1978. Esqueceu-se do Via Venetto.


EDIFÍCIO VALMOR


Em 1993, mudou-se para um edifício a poucos metros, do mesmo construtor. Os dois apartamentos do 11a andar no Edifício Valmor foram geminados e têm 600m2, com um valor que na altura rondaria os 230 mil contos. Duarte Lima declarou 45 mil contos na escritura e só por um dos apartamentos. O outro andar ficou em nome da mãe do seu adjunto no Parlamento e sócio no escritório de advogados, Vítor Fonseca. Apesar de o piso inteiro ter sido desenhado de origem para ser um único apartamento.Em sua defesa, Lima alegou que tinha um contrato de aluguer de 200 contos por mês com Emília Fonseca.


QUINTA DE NAFARROS



Entre 1993 e 1994, Lima comprou seis terrenos em Nafarros, Sintra, juntando-os numa única propriedade de três hectares. As escrituras foram feitas em nome de Alda Lima de Deus, uma sobrinha (que também não falou ao Expresso) sem rendimentos.As escrituras referiam 31 mil contos, mas, segundo uma investigação do jornal “O Independente”, na altura terão sido gastos 141.500 contos com as compras. Quer Alda quer os vendedores tinham como procurador Vítor Fonseca, o homem de confiança do advogado. O arquiteto que desenhou os muros da quinta admitiu que foi Lima quem o contratou. O então deputado argumentou que a sobrinha representava um empresário do norte, que também nã! o quis f alar com o Expresso.



CRÉDITO E BMW



Na sequência do escândalo de Nafarros, deixa a liderança da bancada laranja, sendo substituído por Pacheco Pereira. O novo líder parlamentar mandou suspender um cartão de crédito do PSD que Lima usava e que não tinha limite de gastos e mostrou o desagrado pelo facto de ter devolvido tardiamente o BMW de serviço. O advogado só terá conseguido justificar um terço dos gastos feitos com o cartão.

DÍVIDA AO FISCO



Ao jornal “O Independente”, Duarte Lima disse que o seu património e os seus rendimentos foram objeto de inspeção pelas Finanças e que nenhuma irregularidade tinha sido encontrada.O jornal desmentiu-o, com a confirmação do diretor-geral dos Impostos, de que estava em andamento uma execução fiscal contra o advogado por uma dívida de 800 contos de IVA.

Anónimo disse...

Frases célebres (...) de Pedro Passos Coelho...

1- "Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução."

2- "Estamos disponíveis para soluções positivas, não para penhorar futuro tapando com impostos o que não se corta na despesa."

3- "Aceitarei reduções nas deduções no dia em que o Governo anunciar que vai reduzir a carga fiscal às famílias."

4- "Sabemos hoje que o Governo fez de conta. Disse que ia cortar e não cortou."

5- "Nas despesas correntes do Estado, há 10% a 15% de despesas que podem ser reduzidas."

6- "O pior que pode acontecer a Portugal neste momento é que todas as situações financeiras não venham para cima da mesa."

7-"Aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos."

8- "Vamos ter de cortar em gorduras e de poupar. O Estado vai ter de fazer austeridade, basta de aplicá-la só aos cidadãos."

9- "Ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam. Os que têm mais terão que ajudar os que têm menos."


10- "Queremos transferir parte dos sacrifícios que se exigem às famílias e às empresas para o Estado."

11- "Já estamos fartos de um Governo que nunca sabe o que diz e nunca sabe o que assina em nome de Portugal."

12- "O Governo está-se a refugiar em desculpas para não dizer como é que tenciona concretizar a baixa da TSU com que se comprometeu no memorando."

13- "Para salvaguardar a coesão social prefiro onerar escalões mais elevados de IRS de modo a desonerar a classe média e baixa."

14-"Se vier a ser necessário algum ajustamento fiscal, será canalizado para o consumo e não para o rendimento das pessoas."

15-"Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português."

16- "A ideia que se foi gerando de que o PSD vai aumentar o IVA não tem fundamento."

17- "A pior coisa é ter um Governo fraco. Um Governo mais forte imporá menos sacrifícios aos contribuintes e aos cidadãos."

18- "Não aceitaremos chantagens de estabilidade, não aceitamos o clima emocional de que quem não está caladinho não é patriota"

19- "O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento."

20- "Já ouvi o primeiro-ministro dizer que o PSD quer acabar com o 13.º mês, mas nós nunca falámos disso e é um disparate."

21- "Como é possível manter um governo em que um primeiro-ministro mente?"



Olha quem fala? é maior pinóquio que há memória - querem o melhor exemplo?

Fernando Romano disse...

Em aditamento ao meu comentário anterior,
duvido muito que o ambiente nas universidades, ao nível de pessoal docente, neste momento, seja o local apropriado para analisar a campanha suja contra J. Sócrates.

O debate devia brotar do seio dos estudantes universitários, dinamizado pelas associações de estudantes, trazendo a política e o futuro de Portugal para grandes assembleias.

Mas mesmo aí, é minha perceção (não mais que isso), essas associações não passarão de um conjunto de bonifrates manipulados pelos diretórios partidários.

Enquanto os estudantes universitários não se mobilizarem para esse debate - da política portuguesa, da situação do País e do seu futuro, do sistema partidário e outras formas de representatividade -, a velha ortodoxia reacionária irá destruindo a tal "ambição" que J. Sócrates encarnou.

No meu modo de ver, um el dorado de inspiração e crítica.

Quando vejo a actual direção do PS querer ignorar a experiência destes últimos 6/7 anos, a exigir vivo e renhido debate, para se dedicar a questões estatutárias internas....

o que me apetece é chorar.

Anónimo disse...

Caros socráticos:
O que se exige apenas é que o foragido parisiense e a sua corja de seguidores respondam criminalmente pela responsabilidade de terem colocado Portugal na banca rota, apesar dos muitos alertas de que tal iria acontecer, que se saiba isso não é ódio é uma questão de justiça

Anónimo disse...

Quem colocou PT a pedir ajuda externa foi quem chumbou o PEC IV com a desculpa que era demasiada austeridade !! Anónimo das 2:41 esqueceste-te de tomar os comprimidos foi?

Anónimo disse...

O Sócrates , o tal que estava, como Deus, em toda a parte foi ou não o nosso grande africanizador?

Anónimo disse...

Case study é o que o Socrates e os seus compinchas fizeram ao país. Mas por o andar a carruagem, e sem fim à vista para a crise, muitas páginas se vão escrever sobre o tema.

Anónimo disse...

Anónimos anti Socrates, mas não se envergonhem, ponham-se á vontade :coloquem o senhor que está em Paris em tribunal se tiverem tomates. Porque no fundo, o que vocês aqui vêm fazer é só blablablabla. Na hora de provar que os têm no sitio já todos percebemos que estão capadinhos.
Caluniar é fácil e como é fácil só os estafermos o fazem.

Zé da minda sempre disse...

Passos Coelho, a estes criticos de Socrates,leva-os todos os dia para a cama e conta-lhes estas estorias para os jotinhas adormecerem.