terça-feira, abril 10, 2012

“O PSD, que há bastante tempo deixou de ter algo a ver com a social-democracia”

Mário Soares, Sarkozy promete lutar contra a austeridade:
    ‘Sucede que o atual Governo português - legítimo, porque resultou do voto popular - tem como raiz ideológica, felizmente em decadência: o neoliberalismo. Especialmente, com a coligação maioritária formada, mais o PSD, que há bastante tempo deixou de ter algo a ver com a social-democracia; enquanto o PP, populista e ultraconservador, voltou a acrescentar o CDS, à sua sigla, talvez para recuperar um cheirinho "democrata-cristão"...

    Seja como for, o Governo, um ano após a sua constituição, cometeu, desde o início, erros graves: o primeiro foi autoproclamar-se "discípulo exemplar" da chanceler Merkel; e o segundo, foi o Governo não só se mostrar subserviente à troika, como mesmo dizer que em relação aos cortes propostos a queria ultrapassar. Para quê? Acresce que, como foi avisado, a austeridade, por si só, não leva a parte alguma. Que não seja: mais recessão, mais desemprego e maior destruição do Estado Social. Os cortes têm atingido gravemente os mais desfavorecidos e a classe média, em via de empobrecimento. Mas os mais favorecidos não são atingidos. E, apesar de a ministra da Justiça prometer punir - e bem - o enriquecimento ilícito, nada se fez por enquanto. O desemprego subiu a 15% e, quanto ao desemprego jovem, já atingiu os 35%, pedindo aos jovens doutorados e mestrandos, quase todos com grande qualidade - pasme-se! -, para emigrarem...

    Curiosamente, o despesismo do Estado e das empresas públicas continua. Dos grandes "buracos" fala-se pouco e dos casos escandalosos também não. Os responsáveis estão impunes. Tudo continua por esclarecer... Para onde tem ido o dinheiro que o Estado já recebeu? Não se sabe.

    Não admira, assim, que o descontentamento aumente e o Governo perca credibilidade. Note--se que o PSD teve como tema da última campanha cortar "nas gorduras do Estado". Ora parece, paradoxalmente, até ter vindo a engordar...’

9 comentários :

Anónimo disse...

Quem tenha estado atento nas ultimas duas décadas sabe que o PSD, sempre que é governo, não só não corta nas gorduras como as aumenta a niveis absurdos.
Sempre foi assim, não era desta vez que ia ser diferente, especialmente porque, agora como nunca, isso esteve bem espelhado no programinha do governo.
Só não viu quem não quis e quem não presta atenção á forma como desperdiça o voto.

Anónimo disse...

O dr Soares tem razão o governo tem de cortar nas gorduras do estado, e devia de começar pelas fundações, o dr Soares podia dar o exemplo e fechar a dele já que o governo se mostra incompetente para acabar com este tipo de gorduras. Outra gordura do estado que era urgente acabar era com as regalias dos ex politicos... tais como subvenções vitalícias, reformas antecipadas, acessores, motoristas, viaturas e etccccc, e também aí o dr Soares podia dar o exemplo renunciando às suas benesses e ficando apenas com uma reforma como o comum dos portugueses. E aí decerto que os contribuintes portugueses ainda estariam mais de acordo com sr ex presidente da república em vez de dizerem que fala muito mas de barriga cheia.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o Dr Mário Soares quando diz: "fala-se pouco dos casos escandalosos os responsáveis estão/continuam impunes. Esqueceu-se do pormenor de que Portugal está no estado em que está graças ao "assalto" da trupe trapaceira da socratice e foram 6 anos sempre a "encherem-se". Mas já agora não seria de aconselhar o Dr Mário Soares a prescindir dos dinheiros públicos para a sua fundação e outras benesses talvez outros seguissem esse exemplo porque é muito bonito dizer mal do governo mas dar o exemplo... moita carrasco.

Anónimo disse...

Podemos começar pela reforma da Presidente da Assembleia Nacional !
Não esquecer que para cortar nas reformas, foi tiro e queda.
Para ir aos Institutos e fundações andam há um ano para não fazer nada.
Porque será ?
R: Estão cheios de laranjadas...

Anónimo disse...

Este não foi o tipo que disse que o PS tinha posto o socialismo na gaveta? Qual a moral para vir pronunciar-se sobre a matriz dos outros partidos, quando ele próprio despiu o seu próprio partido da ideologia que usa no nome?

O Farsola de Massamá disse...

Soares, embrulha!!!

Anónimo disse...

Ó anónimos esquecidos e embrutecidos, então o Soares e os socratistas é que se "encheram" mas quem se pavoneia podre de rico por cá e pelo mundo são quase todos os ex-ministros e ex-secretários de estado do Cavaquismo, que chegaram à política com uma mão atrás e outra à frente.
Já contaram quantas pensões políticas ou da CGD ou do BP tem o Sócrates e quantas pensões tem Soares além da de Presidente, ele que foi um político activo a lutar uma vida inteira para vos soltar a língua da boca que agora quer morder a mão de quem vos libertou.
Os demagogos bloguistas e outros agora assessores belamente instalados nas mordomias do poder, tentam vir aqui denegrir com exemplos anedóticos de migalhas bem empregues a quem merece, para esconder as golpaças de milhões e milhões de milhões que os deles deram no Estado que dirigiram.
Com o total apoio dos media continuam a denúncia de casos mexerucas e merecidos para confundir papalvos sobre trapaças gigantes sobre BPN, Submarinos, Portucale, Moderna, e continuarem a chafurdar no pote até lhe arrancarem as raspas do fundo.
E mais tarde, podres de ricos pelo novo assalto ao pote,poderem vangloriar-se que não precisam da política para viver como fazem agora os relvas, loureiros, angelos, miras, amarais,e outros assaltantes enquanto os pardais de esplanada, como os anónimos acima, continuam a falar da fortuna de quarenta mil euros de que o Sócrates precisa para passar um ano em Paris a estudar e como se este tivesse obrigação de ser miserável sem abrigo e sem família.
Nunca se viu tanta pulhice reunida num conjunto de portugueses que só o são na medida em que podem ir ao pote.
José Neves

Anónimo disse...

"foram 6 anos sempre a "encherem-se"

Tem razão, houve quem se tenha enchido á grande, bem mais anos até, mas não foram os socraticos que este leitor acusa. Foram sim os senhores BPN, Portucale, Submarinos, Casas da coelha, Catrogas, Isaltinos, Vales e Azevedos e quejandos similares. Tudo maltinha de um partido que se autodenomina PSD mas que de social e de democrata nada têm já vai para 30 anos.

Anónimo disse...

O Dr. Mário Soares fala, escreve, opina... muitas vezes concordei com o que diz, muitas mais discordei do que fez.
O Dr. Mário Soares é um político inteligente, que conduz habilmente pelos corredores, salões e gabinetes de crise da governação.
Teve/tem uma vida cheia. Que se saiba não andou/anda a assaltar os BPNs, e eléctricas, e quejandos deste país.
Não chamem ao homem aquilo que sabem que é um certo presidentezinho, de que nem me dou a o trabalho de nomear.
Finalmente e respondendo ao Senhor Dr. Mário Soares direi que o grande problema em Portugal é não haver hoje no arco do poder um partido que defenda e pratique a Social Democracia.