Recebemos da Sr.ª Angela Merkel, cidadã alemã, residente em Berlim e chanceler do IV Reich, cópia de expediente enviado de Portugal. Pede-nos a Sr.ª Merkel que divulguemos uma missiva que recebeu do Dr. Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal. A carta reza o seguinte:
- Insigne e respeitável Chancelerina,
Venho apresentar os meus mais veementes protestos de inocência em relação a uma notícia falsa e aleivosa que pretende que eu estava a tentar procurar afastar-me subtilmente das posições de V. Ex.ª.
Saiba V. Ex.ª que a notícia em causa não tem ponta de verdade. Prezo-me de ser até um merkeliano convicto e, se calhar, único em Portugal (o meu ajudante Gaspar diz ser mais schaubliano do que merkeliano).
Como V. Ex.ª sabe tão bem como eu, defendo em todas as situações as suas sábias posições e até recuso participar nas reuniões conspirativas promovidas pelos inimigos da Alemanha.
Essa minha firmeza tem-me valido vários dissabores — desde a simples assobiadela até ao insulto de “gatuno para cima”. Mas tenho resistido a tudo, animado pela força, pela bondade e pela inteligência de V. Ex.ª.
Nos momentos mais difíceis, vou assistir a uma cantoria, leio em casa a vida dos santos mártires e as aventuras do Marechal Erwin Rommel. É o que me tem consolado neste vale de lágrimas, perante as injustiças que os meus compatriotas pensam e dizem de V. Ex.ª.
Receba os cumprimentos muito respeitosos e os protestos da mais elevada consideração deste seu criado que se assina
Pedro
3 comentários :
A brincar, a brincar.... mas capaz de algo assim é ele.
Engraçado, mas bem que podia ser verdade. Não seria grande surpresa.
Concordo com os dois primeiros comentários...
Enviar um comentário