sábado, dezembro 29, 2012

As aventuras de Pedro no Facebook [4]

• Pedro Adão e Silva, As aventuras de Pedro no Facebook [hoje no Expresso]:
    ‘(…) não menos relevante é a ilusão de participação que é criada nos seguidores do Facebook. A sensação de proximidade funciona, de facto, nos dois sentidos. Também quem recebe a mensagem julga estar próximo do emissor. Não por acaso, assim que o Pedro publicou a mensagem de Natal, onde nos deixava também os cumprimentos da Laura, os comentários dos leitores multiplicaram-se a uma velocidade estonteante. De repente, os portugueses encontraram um espaço para direcionar o seu descontentamento, canalizando a raiva para uma caixa de comentários. Ora também aqui estamos perante uma ilusão, a de que a participação desorganizada e não orgânica produz efeito. Não produz, limitamo-nos a ver canalizada a violência verbal para uma caixa de comentários.

    No fim, resta a mensagem propriamente dita. Basta lê-la para ficarmos com a suspeição que o estilo e o conteúdo têm a impressão digital de Passos Coelho. Não há, quanto a isso, grandes pretextos para análise — trata-se de uma mensagem que infelizmente fala por si.’

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