sexta-feira, dezembro 07, 2012

Ele vai atirar-se à educação, só não disse como

1. Na entrevista à TVI, o alegado primeiro-ministro informou o país de que, na sua douta opinião, a Constituição da República dá “alguma margem” para a adopção de um outro modelo de financiamento da educação, baseado no co-pagamento das despesas por parte das famílias que recorrem à escola pública: “Isso dá-nos aqui alguma margem de liberdade, na área da educação, para poder ter um sistema de financiamento mais repartido entre os cidadãos e a parte fiscal directa que é assegurada pelo Estado.

2. A contestação a este anúncio levou o alegado primeiro-ministro a discorrer longamente sobre a política interna na sua visita a Cabo Verde. Veja-se Passos, com a mesma cara, a negar tudo o que dissera na entrevista à TVI:
    "Em primeiro lugar, eu nunca fiz qualquer referência a essa matéria e posso mesmo dizer que isso nem tem qualquer sentido. De resto, o senhor ministro da Educação esclareceu-o muitíssimo bem. Não é possível, em termos de ensino obrigatório, criar taxas dessa natureza", afirmou o primeiro-ministro, em resposta a uma questão da comunicação social portuguesa.

    Em seguida, Passos Coelho referiu que "no ensino secundário e no ensino superior há uma taxa de esforço financeiro directo que aqueles que estão a frequentar o ensino superior e, até aqui, o ensino secundário, faziam, a par do esforço dos impostos".

    "Significa isto, portanto, que nós temos, já hoje, sem qualquer outra reforma, um nível de financiamento que as famílias trazem para o sistema educativo que é diferente daquele que têm na área da saúde. Foi só isso que eu quis dizer, e não mais do que isso", completou.

    Segundo Passos Coelho, não faz sentido perguntar se vai ser criada mais uma taxa no ensino secundário: "O ensino secundário praticamente desapareceu, na medida em que o ensino obrigatório foi estendido até ao 12.º ano. Uma vez estendido até ao 12.º ano, significa que as regras serão as mesmas em todos os níveis do ensino obrigatório".’

3. Hoje, o alegado primeiro-ministro esteve presente no debate parlamentar, no qual acabou por confirmar o que disse à TVI e desmentir o que havia afirmado em Cabo Verde. Confuso, caro leitor? É o passismo em todo o seu esplendor: “Há margem para explorar co-financiamento das famílias” na educação.

É verdade que Passos Coelho é uma pessoa manifestamente impreparada para o cargo que desempenha. Mas, caro leitor, não terá sido exactamente por estas suas qualidades que o colocaram onde está? A avaliar pelo ímpeto de privatizar até as pedras da calçada sem hesitações e a vontade de desmantelar o Estado Social sem emoções, parece que foi escolhida a pessoa certa.

11 comentários :

Anónimo disse...

O que eu não percebo é como este governo ainda se mantem em funções.
Está provado que mentiram no programa que apresentaram ao povo.
Está provado que mentiram quanto á sua preparação para governar.
Está provado que mentiram e mentem sobre as contas publicas, todos os dias.
Está provado que não acautelam os interesses de portugal na UE
Está provado que o primeiro ministro e ministros sob sua tutela estiveram envolvidos em situações duvidosas com dinheiros publicos
Está provado que são incompetentes.
Está provado que não são transparentes nas privatizações
Está provado que o chefe de governo é um completo imbecil e impróprio para consumo do cargo que ocupa ( e que se apressa todos os dias a despristigiar.
Está provado que a continuar neste caminho, com este governo, Portugal vai mesmo ser a grécia.
Está provado que se houvessem eleições agora este governo levava a maior banhada que algum governo PSD/CDS alguma vez levou...
De que é que estais á espera, povo de brandos costumes, para sair á rua e em força reivindicar o que há muito tempo já devia ter sido feito?
Só ireis levantar o rabinho do sofá quando os vossos filhos estiverem a passar fome, como os filhos gregos?
Sois tão estupidos como os governantes que todos os dias gozam com a vossa cara, a nossa cara, a cara de TODOS os portugueses?!

Anónimo disse...

Eu pensei até há poucos meses que o rapaz era impreparado para função. Agora , penso que fazer uma valiação nesse sentido é perigoso: está preparado e bem preparado para desmantelar o país,. Isto é de proposito. Está é tão bem feito , que nem parece

Anónimo disse...

Só o colocou lá - a)quem nunca esteve atento ao percurso deste 'jotinha' formado na universidade da intriga política; b)quem calculou ir tirar grande proveito da ignorância deste(s)impreparado(s)/inculto()s/incompetente(s). Eu sou dos que estão de consciência tranquila mas cheios de raiva.

Anónimo disse...

Acabo de ouvir Marques Mendes dizer que o Gaspar "anda a gozar com o pagode" e tratou os portugueses como "atrasados mentais". Aposto que amanhã ou depois ,vai ser capa do Correio da Manha!

Anónimo disse...

E para pô-lo lá preciso primeiro linchar o Sócrates com a campanha mais sórdida de que há memória com os sindicatos da justiça a reboque e a utilização de campanhas judiciárias e jornalisticas inconsequentes-- ou melhor--com vista à única consequência de linchar ao Sócrates.

Anónimo disse...

Esta garotada é useiro e vezeiro nas aldrabices - estou, como o filho de Vale de Azevedo (produto da Bueno Aires) - o 1º ministro, até a dormir conta mentiras.

Estamos no bom caminho, pá

Faroleiro

Anónimo disse...

No pedigri do Pedro diz que ele é dr. em Economia -

O Relvas é dr. formado em "mula russa".

Acredito que há mais uns quantos com licenciaturas piratas

Isto é País de doutores... não há crise, nota-se não é?

Faroleiro

Anónimo disse...

O PS, tem de anunciar, claramente, que é contra a venda dos dedos da mão dos Portugueses .- e quando, fôr governo, tomas as medidas aconselhaveis.

É importante que o faça

Palavras do Faroleiro

Anónimo disse...

A minha Santa Avó, dizia-me, com frequencia "ai filho, o Salazar fala tão bem e em contas, nunca se engana.

O meu querido Avô, oficial do Arsenal do Alfeite, observa-me de tempos a tempos e dizia-me "falas à Viseu" até pareces que és da Santa Comba Dão.

Achava piada aos ditos mas, não entendia o alcance.

Estou , estamos a passar, o tempo dos homens que tudo sabem e nunca se enganam.

Se fossem vivos, diriam a mesma coisa, sem tirar nem pôr.

Ela diria - Ele fala tão bem e em contas nunca se engana.

Ele diria - pareces que és Algarvio



Um momento de descontração e de riso

Faroleiro

Anónimo disse...

E as "ppp" do famoso Isaltino - diz ele: não sabia, tenho falta de tino"

O Tino faz obra na bolso dele.

Entra para os notáveis da meia laranja, sem dúvida.

Merece uma Comenda

Faroleiro

Anónimo disse...

É clarinho como água o josé Sócrates foi melhor 1º ministro depois do 25 Abril.

Havia, sempre, ideias e coisas novas - dava "pica", no fundo.

O resto é conversa de doutores da mula russa, parafreasando Gerónimo, o líder dos peles vermelhas.

Faroleiro