sexta-feira, março 29, 2013

Porque não te calas?

• Pedro Adão e Silva, PORQUE NÃO TE CALAS? [hoje no Expresso, podendo ser lido aqui]:
    ‘Quando a luta na Europa aquece, o tema da culpa reemerge com particular intensidade como mecanismo de ocultação das relações de poder. Não por acaso, o ministro alemão Schäuble, em mais uma declaração reveladora, aproveitou por explicar as críticas à Alemanha como sendo feitas por "maus alunos", os preguiçosos do sul, invejosos dos "bons alunos", os trabalhadores incansáveis do norte. Ora esta visão, ao mesmo tempo pueril e eficaz, serve para disfarçar um conjunto de respostas à crise que visa servir os interesses dos credores (não nos iludamos, é essa a medida da eficácia para Vítor Gaspar) e reproduzir uma estrutura de poder na qual há beneficiários objetivos (à cabeça a Alemanha) e também perdedores objetivos (os países da periferia).

    (…)

    Não admira que a Alemanha defenda os seus interesses, o que espanta é que os países da periferia interiorizem a culpa moral pela crise, que busquem expiá-la, aceitando sistematicamente o empobrecimento como solução, e que nas reuniões europeias ninguém se insurja contra o que é dito e feito.

    O que surpreende nas últimas semanas não são tanto as decisões tomadas, é a atitude colaboracionista de quem é objetivamente prejudicado. Não admira que Schäuble ou Dijsselbloem digam o que pensam. O que choca é que ministros do Governo português presentes nestas reuniões não tenham a coragem patriótica para dizer: "Porque não te calas?".’

Sem comentários :