sexta-feira, maio 31, 2013

Brincar com a miséria


        Wolfgang Schäuble, com Gaspar a seu lado

1. O desemprego continua a subir: atingiu 17,8% em Abri, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat. Entre os 27 países da União Europeia, Portugal apresenta a terceira pior situação do mercado de trabalho, após a Grécia e a Espanha. A taxa média de desemprego na União Europeia manteve-se em 11% (sendo na zona euro de 12, 2%).

Merece especial o facto de, em Portugal, mais de 42% da população jovem (com menos de 25 anos) se encontrar no desemprego.

2. A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que funciona na dependência da Assembleia da República, estima que o défice orçamental em contabilidade nacional, a que conta para Bruxelas, terá atingido 8% do Produto Interno Bruto nos primeiros três meses do ano, consumindo assim mais de um terço do défice anual. Relembre-se que o Governo combinou com a troika uma nova meta para o défice para 2013 (5,5%).

Já para 2012, a troika e o Governo haviam combinado aliviar a meta do défice, subindo o valor para 5%, mas o défice acabou por se situar em 6,4%.

A UTAO considera que o significativo desvio que se verifica deve-se a um brutal aumento dos subsídios de desemprego, cuja despesa, nos primeiros quatro meses do ano (em contabilidade pública), já supera o aumento previsto para a totalidade do ano. E isto acontece mesmo com uma descida no valor médio mensal pago por subsídios de desemprego (488 euros).

Perante este quadro negro, como é que Vítor Gaspar tem o descaramento, mesmo com ar enfiado, de se sentar ao lado de Wolfgang Schäuble para o ouvir dizer que Portugal está no bom caminho?

4 comentários :

Katherine Ann Porter disse...




O pior cego é sempre aquele que não quer ver!


Não se dão cartas de condução a cegos. Também não se pode pôr nas mãos de cegos, para mais obcecados e crentes na sua única verdade, a 2manette" da aeronave em que viaja o nosso Futuro individual e colectivo. Em Portugal, como na Europa. Este Schoible tem que ser despedido! E pelos Povos da Europa inteira, não só pelos alemães!


Há um Filme com um nome que vem mesmo a propósito: é A NAVE DOS LOUCOS. É onde todos viajamos, de momento.

Anónimo disse...

Um 'pai' acha sempre o seu filho lindo! Schauble é o 'pai' da nossa terrorista governação e nós , portugueses, os sacrificados/enjeitados enteados.

Machado Guerra disse...




Que desgraça, senhores...

André Baader disse...



Cerco à Sede do BCE, hoje.