terça-feira, julho 02, 2013

Pedro Lomba lança programa de irresponsabilidade política

• José Vítor Malheiros, Pedro Lomba lança programa de irresponsabilidade política [hoje no Público]:
    ‘Para combater o "discurso superficial e vazio que não se compromete com nada e que nada assume", Pedro Lomba propõe-se ter conversas informais off-the-record com os jornalistas, de forma a poder dizer o que lhe apetece em nome do Governo sem ter de se comprometer com nada nem de assumir nada. Confusos? Não estejam. É o que acontece quando uma pessoa se torna adjunto do adjunto de Pedro Passos Coelho.

    (…)

    Lomba diz, para se justificar, que há briefings em on e em off "noutras democracias consolidadas". É verdade. Mas também há políticos que têm sexo com menores e escutas sem mandado judicial "noutras democracias consolidadas" e não é por isso que os queremos imitar. Os briefings off-the-record do Governo, em qualquer país, são uma prática condenável.

    Em termos simples: só em casos excepcionais é admissível que um governante fale off-the-record. O uso do off-the-record reduz a responsabilização (accountability) e aumenta a inimputabilidade (deniability) dos políticos. Muitos o fazem? Sim, mas não deviam fazer e os jornalistas não os deviam ouvir. A aceitação do off-the-record em declarações de um governante promove a irresponsabilidade do governante e do Governo, aumenta a opacidade da política, reduz a liberdade de imprensa e abre a porta ao tráfico de influências. Que alguém que escreveu um livro intitulado Teoria da Responsabilidade Política não perceba isto, é lamentável.’

2 comentários :

Uns refinados cabrões, é o que eles são, disse...



Perceber, eles até percebem! Tanto pelo menos quanto o gatuno que está a assaltar umaa casa.

Mas não conseguem é resistir à tentação. Para além de pulhas, são uns fracos.

Fernando Romano disse...

Pedro Lomba, em "On" ou em "Off", é simplesmente patético. O moço sonha ser a Estrela das Manhãs de Portugal.

O actual governo é um chaço, sem peças de substituição.

O governo de Passos Coelho/MRelvas caíu, de facto, definitivamente. Temos agora um governo de Cavaco Silva e Paulo Portas.

Vamos ver agora o Paulinho das feiras na sua versão mais oportunista.

Abata-se já este "novo" governo de mascarados!