• Manuel Caldeira Cabral, Qual é a estratégia do Governo para daqui a 15 dias?:
- ‘É claro que o actual Governo, que ficou de apresentar um plano de reforma do Estado em Março, não tem uma estratégia, nem tem no Conselho de Ministros, um consenso sobre o que quer reformar ou melhorar no Estado.
A reforma deveria passar por continuar muito do que vinha de trás e foi interrompido, como o Simplex, e-gov, promoção de serviços partilhados, avaliação e promoção do mérito, a concentração ou extinção de serviços com pouca utilização, mas também, eventualmente por ir mais longe em áreas como a Justiça ou a reforma dos mercados.
A falta de consenso sobre a estratégia orçamental e macroeconómica que se quer negociar com a Troika pode condenar a negociação necessária no espaço europeu. Da mesma forma, a falta de estratégia sobre a reforma do Estado condena o país a ter mais um orçamento baseado apenas num exercício contabilístico de cortes, em vez de conseguir um documento com soluções de aumento da eficiência e de poupança, mas também com reformas que contribuam para a melhoria do Estado e para a promoção do crescimento económico.’
Sem comentários :
Enviar um comentário