quarta-feira, outubro 09, 2013

Afinal, a oposição exige ou não a demissão de Machete?




Sinto vergonha por a diplomacia ser chefiada por Rui Machete”, disse ontem Augusto Santos Silva, condensando numa frase o que resulta dos vários episódios que envolvem o ainda ministro. E, hoje, Daniel Oliveira faz uma boa síntese da actuação de Rui Machete na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República: “Machete ensandeceu ou pior do que isso”. Mas vale a pena fazer também uma breve referência às posições assumidas pelos partidos políticos na audição de Machete.

Como seria de esperar, o CDS e o PSD fizeram uma defesa acéfala de Machete, com a particularidade de o grupo parlamentar laranja se ter feito representar por António Rodrigues, exactamente o deputado que há dias jurava a pés juntos que Machete — a propósito das acções do BPN que o desmemoriado ministro expressamente disse nunca ter adquirido — não havia mentido, mas que apenas tinha escrito uma “inverdade”.

O PCP, esse, não exige a demissão de Rui Machete, porque quer a demissão do Governo. A fórmula do “ou tudo ou nada” é o meio encontrado pelo PCP para actualizar a coligação negativa com a direita política mais extremista que o país conhece desde 1974. Assim sendo, depois de tranquilizar o Governo antecipadamente de que não pediria a cabeça de nenhum governante, o PCP aproveitou a presença de Machete e seus ajudantes para discorrer abundantemente sobre a problemática da investigação tropical, dos professores colocados no estrangeiro e dos protocolos de cooperação. Como se vê, questões magnas que estão no topo das preocupações dos portugueses. Por isso, a prestação do PCP foi ontem elogiada por Machete.

O BE foi directo à inqualificável declaração de Machete à Rádio Nacional de Angola. Depois de uma primeira intervenção incisiva, a deputada Helena Pinto sublinhou, na segunda intervenção, o modo ostensivo como Machete tinha ignorado as questões concretas que colocou, tendo por isso prescindido de o voltar a questionar.

A primeira intervenção do PS esteve a cargo de Pedro Silva Pereira. Confirmou a exigência de demissão de Rui Machete, em conformidade com a posição expressa por António José Seguro. Esta intervenção demolidora pode ser vista no vídeo reproduzido em cima.

A segunda intervenção do PS coube a Maria de Belém Roseira fazê-la. Quando se esperaria que insistisse nas questões colocadas por Pedro Silva Pereira e não respondidas por Machete, a deputada do PS, depois de afirmar que é amiga do ministro há 37 anos, lançou uma série de perguntas que pressupõem a sua continuidade como ministro — fazendo-me, de resto, recordar uma outra menos feliz intervenção que teve aquando da audição parlamentar de Paulo Portas no episódio do avião do Presidente da Bolívia, Evo Morales.

Daí a pergunta em título: afinal, a oposição exige ou não a demissão de Machete?

17 comentários :

Anónimo disse...

Uma parte do PS 'segura' o ministro e companhia. A outra parte envergonha-se. Prefiro a segunda!

baladupovo disse...

"A primeira intervenção do PS esteve a cargo de Pedro Silva Pereira. Confirmou a exigência de demissão de Rui Machete, em conformidade com a posição expressa
por António José Seguro."

Da parte do PS decididamente Sim.

Anónimo disse...

Nim.
O PC se fosse possivel entraria na clandestinidade outros 48 desde q a direita governasse e eles fossem a resistencia organizada.

Kid Karocho disse...

O PCP vai ficar muito caladinho sobre o Machete porque, tal como o PSD, grande parte do seu financiamento vem directamente do regime angolano.
Essa é a verdadeira razão porque, no que importa, o PCP se comporta como uma subsidiária do PSD.
Follow the money!

Fernando Romano disse...

O PCP em nada me surpreendeu, se tivermos em conta as históricas ligações ao MPLA, corresponsáveis por dezenas de milhares de mortos angolanos e pela ausência de democracia em Angola.

Maria de Belém meteu nojo.

Anónimo disse...

Quem pede bem a demissão do Governo todo, quer que Machete caia também, qual é a dúvida?

Receio bem que no lugar de Machete metam outro amante da cimeia das Lajes, tipo Luís Amado.

Anónimo disse...

Valha-me Deus D. Maria de Belem.

Olimpico disse...


Maria de Belém, não é uma militante qualquer. Ela é a Presidente do Partido Socialista. (Será? )
Não chega ser uma Senhora simpática....De MACHETE também diziam ou ainda dizem alguns " ´
"um Estadista", mas o certo , certo, é que possui todos os "PECADILHOS" bem referênciados e provados. No melhor pano caí a Nódoa....Mas, pelas palavras do INTITULADO PMimistro, demiti-lo, só se fosse apanhado com a mão no prato.....

Anónimo disse...


"O PCP em nada me surpreendeu, se tivermos em conta as históricas ligações ao MPLA, corresponsáveis por dezenas de milhares de mortos angolanos e pela ausência de democracia em Angola."


Vamos lá ver então as recentes posições do PS sobre o MPLA:

"Em nome do PS, quero felicitar o MPLA e o seu presidente, (José) Eduardo dos Santos, os seus dirigentes e os seus militantes pela expressiva vitória alcançada nas eleições de 05 de Setembro, bem como todos os angolanos pela sua participação política e demonstração de civismo ao longo de todo o processo eleitoral", escreveu José Lello.

O dirigente socialista reiterou também que o processo eleitoral decorreu de forma "livre, transparente e regular", tal como, disse, reconheceu a "generalidade das missões de observadores internacionais".

"O PS e o MPLA são parceiros na Internacional Socialista e têm-se empenhado em desenvolver uma cooperação activa e fraterna e estou certo que assim continuará a ser no futuro", concluiu.

Segunda-feira, José Sócrates, primeiro-ministro português e líder do PS, afirmou-se "profundamente satisfeito" com a forma "transparente, livre e democrática" como decorreram as eleições legislativas em Angola e saudou as autoridades de Luanda pela conclusão deste processo em "paz" e "liberdade".

Porreiro pá.

João.

Anónimo disse...

O PS prefere falar no Machete mas não quer a demissão do governo. Se o tema Machete fosse mesmo fundamental para o PS e uma vez que o PM mantém o seu apoio a Machete, ao PS restaria pedir a demissão do PM e do governo. Mas o PS prefere apeanas fazer encenações, fingir-se de indignado para marcar pontos para umas eleições que não quer antecipadas - e porquê? Porque não faria diferente de Passos Coelho e, portanto, quer que Passos Coelho continue até ao fim.

João.


Anónimo disse...

"Follow the money!"

Sim, 'bora lá.

PS = Partido Swaps. Não esquecer que foi durante o governo do PS que o festim dos Swaps correu livre.

"Follow the money!"

PS = Nacionalização dos prejuizos do BPN, deixando o lucrativo nas mãos da sociedade que era dona do BPN

Só aqui já são vários milhares de milhões de euros.

"Follow the money!"

PS = PPPs inúteis, sem produtividade associada, feitas para repassar a costumeira fatia do orçamento para os donos de Portugal.

É só fazer as contas. Os que ganharam com isto? A banca e mais alguns capitalistas. O povo? O povo tem que vender os carros para pagar as autoestradas que estão às moscas.

E como é que isto acaba? Com o PS (por Luis Amado, por exemplo) a namorar o PSD para futuras necessidades de coligações de governo. Como é lógico.

João.

Pandil disse...

Cada vez estou mais convencido que votar no PS de Seguro é, como muitos dizem, escolher meia-dose desta direita.
Sempre votei PS mas nas próximas não contem comigo, não me convencem, chegam até a enjoar-me.

Anónimo disse...

Não percebi a posição dos Comunistas...fracamente - mais parecia uns cãezinhos amestrados

Zé da Adega

Kid Karocho disse...

Ó Anónimo das 6:12

Podes tomar todos por parvos mas a mim não me enganas.

Quem é que contratou os swaps nas empresas públicas? Os boys laranjinhas nas administrações como a actual ministra das finanças, ou como os secretários de estado que ela atirou borda fora. A J.P.Morgan está-lhes agradecida.

BPN: o banco do gang do Cavaco. Um dos principais instrumentos de financiamento do PSD. Isso é que foi sacar à grande, ó laranjóide!
Se calhar tinha de facto sido melhor deixar arruinar todos os incautos depositantes que tinham escolhido confiar o dinheiro a essas figuras tão "respeitáveis"...

PPPs, deixa cá ver, a primeira delas foi a Lusoponte em que o amigo Cavaco deu de borla a exploração da 25 de Abril, para os amigos ficarem com o monopólio da travessia rodoviária, e extorquirem os utilizadores. Vai dar lições em PPPs para a PQTP.

Follow the money, indeed! Vai todo dar a Belém, à Travessa do Possolo e à Quinta da Coelha!

Kid Karocho disse...

Tem muita piada pseudo-comunistas, como o Joãozinho Anónimo, a regurgitar "talking points" do PSD... o é porque são laranjinhas encapotados, ou então provam de facto que hoje em dia (com o guito dos camaradas do PCUS substituído pelo guito do MPLA)o PCP não passa de uma subsidiária do PSD.

Oráculo de belfos disse...



O PS não se salva enquanto não cortar de vez com estas meias-tintas e cumplicidades com a Direita mais porca, aqui "bem" representadas pela inqualificável prestação da segunda de Belém.


Podemos aqui zurzir as incongruências dos Comunistas, ou as impotências dos bloquistas, mas enquanto não encararmos de frente essa BESTA GORDUROSA DOS INTERESSES, que infecta o interior do PS, nunca sairemos da cepa torta!


Enquanto o PS for um Partido de Centro-direita mascarado de Centro-esquerda, nunca iremos ultrapassar o bloqueio histórico do Regime saído do 25 de Abril!


A solução da crise decididamente não passa por Belém, nem pela Europa, muito menos por Portas, ou pela Extrema-esquerda "revolucionária" da bolgosfera (mais os "deolindos" das patéticas "redes sociais"): passa por uma adequada clarificação dentro do PS, ou pela criação de um novo Partido verdadeiramente de Centro-esquerda em Portugal!


E só há duas hipóteses: ou isto acontece, antes ou depois das Legislativas (de preferência antes), e a Democracia ainda pode ser salva, ou não acontece e... tudo pode acontecer em Portugal nos próximos tempos!


Ou seja, está tudo nas mãos do PS, no Portugal de hoje, tal como em 1975-76. Oxalá os seus responsáveis máximos estejam hoje à altura do seu papel histórico neste País, como souberam estar os de outrora, nesses tempos conturbados.

Anónimo disse...

"Quem é que contratou os swaps nas empresas públicas? Os boys laranjinhas nas administrações como a actual ministra das finanças, ou como os secretários de estado que ela atirou borda fora. A J.P.Morgan está-lhes agradecida."

Karocho você não percebeu ainda porque razão o PS investe tanto na crítica à miss swaps. Não é para provar que o PS não tem nada a ver com aquilo, porque tem e muito (foi durante o seu governo) mas para calar a ministra mostrando que os laranjolas também estão envolvidos.

Quanto ao BPN. Certo. Foram barões do PSD. Mas porque razão o PS nacionalizou só os prejuizos e não nacionalizou o que na SLN dava lucro e tinha dinheiro? Porque é que nacionalizou só o buraco? Foi burro e estúpido que nem uma porta, ou quis fazer favores?

Quanto às PPP, nada a dizer. O PSD fez das PPP mais ruinosas. O que é curioso é como os ex-ministros do centrão se dividem por empresas que se beneficiam com PPPs.

João.

P.S.:

Os demais indignadinhos da treta, incluindo os bloggers, podem ir preparando a conversa da treta para justificar a próxima aliança de governo com a direita, com os partidos que culpam o socialismo pela crise.