quarta-feira, outubro 02, 2013

Resgate sem austeridade

• Pedro Nuno Santos, Resgate sem austeridade:
    ‘A menos de nove meses do fim do programa de assistência financeira, com taxas de juro implícitas da dívida pública portuguesa a rondar níveis insustentáveis, é cada vez mais óbvio que Portugal não conseguirá regressar aos mercados. O segundo resgate está por pouco tempo, e nem sequer precisávamos de ter sido previamente informados, como fomos, em “on” pelo primeiro-ministro e em “off” por responsáveis da Comissão Europeia. O primeiro resgate falhou de forma clamorosa nos seus principais objectivos, a dívida pública portuguesa atingiu um nível já consensualmente considerado impagável e as taxas de juro implícitas não descem dos 6%, chegando mesmo a ultrapassar a barreira dos 7% muitas vezes. É incompreensível que perante o fracasso avassalador do primeiro resgate se queira responder com a repetição do erro, mas infelizmente são a irracionalidade e a estupidez que comandam, actualmente, Portugal e a Europa. Como é por demais evidente, o PS será pressionado pela elite política e económica, nacional e europeia, a pôr a sua assinatura num receituário que não funciona. Este será o momento definidor do PS, na sua afirmação como alternativa ao governo PSD/CDS e à sua política austeritária.

    O Partido Socialista só precisa de reafirmar nesse momento o que tem dito nos últimos anos sobre austeridade: “Não funciona, destrói a economia e afasta-nos cada vez mais dos objectivos de consolidação orçamental.” Também deve dizer que só aceita um segundo resgate se a filosofia subjacente for absolutamente alterada e levar em consideração muitas das conclusões dos estudos internos do FMI. Isto é, só deve aceitar o segundo resgate se os objectivos principais do mesmo forem o crescimento económico e o desemprego e não o défice orçamental e a dívida pública. Estes últimos devem passar a ser objectivos secundários e subordinados aos dois primeiros. Deve também exigir como condição prévia uma reestruturação significativa da dívida pública, como sempre defendeu o FMI. Menos do que isto não pode ser aceite por um partido socialista.’

1 comentário :

Anónimo disse...

NOTÍCIA DIÁRIO ECONÓMICO:

NOVO PLANO DE PAGAMENTO DE DÍVIDAS AO ESTADO TEM COMO OBJETIVO PERMITIR QUE OS INCUMPRIDORES (EMPRESÁRIOS ABSENTISTAS) POSSAM TER ACESSO AOS FUNDOS COMUNITÁRIOS.

MAIS UMA VEZ OS FUNDOS COMUNITÁRIOS VÃO TER A MÃOS ERRADAS E AOS AMIGOS DE QUEM ESTÁ NO PODER.

TALVEZ CRIEM UM NOVO BPN PAR GERIR ESTES FUNDOS (O BANCO DE PORTUGAL ALERTOU ESTA SEMANA PARA ESTE PERIGO)

SERÁ QUE O PS TAMBÉM NÃO DENUNCIA TODA ESTA CORRUPÇÃO?